Gabinete Cultural realiza exposição fotográfica - WSCOM

menu

Entretenimento

14/08/2005


Gabinete Cultural realiza exposição foto

O Gabinete Cultural do vereador Fuba está realizando a exposição fotográfica “Como Salvar a Ilha de Moçambique?”. São 50 imagens coloridas e em preto e branco, retratando o cotidiano de um dos lugares mais pobres do continente africano, reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade.

A exposição está aberta à visitação durante todo o mês de agosto, de 9h às 12h e entre 14h às 18h. O Gabinete Cultural fica localizado no Centro Histórico de João Pessoa (praça Antenor Navarro, nº 53).

As fotografias integram o acervo do Círculo de Mulheres da Ilha de Moçambique, uma ONG (Organização Não Governamental) constituída por 300 mulheres. As imagens foram produzidas por integrantes do Círculo de Mulheres, em janeiro de 2004.

A mostra itinerante revela aspectos sócio-culturais do país africano, suscitando discussões sobre a degradação do patrimônio tombado. As fotografias já passaram por diversas capitais brasileiras e da Europa, com o apoio da ONU/Unesco.

O curador da exposição, Carlos Pinto Magalhães, afirmou ter mantido contatos com professores da rede pública de ensino, para que os trabalhos sejam mostrados aos estudantes de João Pessoa. “Queremos valorizar o caráter didático e pedagógico. As fotografias retratam uma região que é uma memória universal. Vamos pressionar o governo moçambicano a fim de estruturar uma política sócio-econômica séria para o país, que viabilize um caminho turístico sustentável”.

Notícias relacionadas