Furacão Beta fica mais fraco e passa à categoria 2 - WSCOM

menu

Internacional

30/10/2005


Furacão Beta fica mais fraco

O mais recente furacão da agitada temporada no Oceano Atlântico, o Beta, ficou mais fraco, passando da categoria 3 para a 2, numa escala de intensidade que vai até 5.

O Beta atingiu a costa caribenha da América Central, castigando a região com fortes chuvas e ventos.

Na Nicarágua, milhares de pessoas se abrigaram em igrejas e escolas e as autoridades locais esvaziaram a cidade de Puerto Cabezas, além de impôr um toque de recolher para evitar saques em lojas.

Na categoria 2, ele ainda pode produzir ventos de até 170 km/h, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA, em Miami.

O Beta ganhou força rapidamente entre a sexta-feira, quando ainda era classificado como uma tempestade tropical, e a manhã de domingo, quando chegou à categoria 3.

O Beta é a 23ª tempestade tropical e o 13º furacão da atual temporada de furacões no Atlântico, um recorde desde o início do controle, em 1851.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões, apesar de poderoso o furacão Beta é pequeno, com um raio de apenas 30 quilômetros.

Retirada

No sábado as autoridades nicaragüenses determinaram a evacuação total da cidade de Puerto Cabezas, na costa Atlântica, a cerca de 400 quilômetros da capital, Manágua.

Até 60 mil moradores das comunidades costeiras, em sua maioria índios da etnia Miskito, foram removidos para escolas e outros abrigos provisórios da cidade.

O presidente da Nicarágua, Enrique Bolaños, disse que os danos a propriedades são inevitáveis, mas disse que “o importante é salvar vidas”.

Em Honduras, as autoridades montaram abrigos e enviaram alimentos e outros suprimentos para áreas que devem ser atingidas pelo furacão.

No início do mês, o furacão Stan havia provocado a morte de 600 pessoas na América Central, principalmente na Guatemala, e deixou mais de 800 pessoas desaparecidas.

A atual temporada de furacões, que vai até o fim de novembro, já teve 23 tempestades registradas. O recorde anterior era de 21, em 1933.

Notícias relacionadas