Funesc e Itaú realizam programação cultural em João Pessoa - WSCOM

menu

Entretenimento

31/07/2007


Funesc e Itaú realizam programação

Em mais uma parceria com a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), o Instituto Itaú Cultural traz a João Pessoa nos dias 7 e 8 de agosto, o grupo A Barca e o escritor Luiz Rufatto para a realização de atividades de dois dos seus programas de educação e cultura.

Na terça-feira (7), o programa Rumos Educação: andanças e cheganças apresenta o grupo musical paulista A Barca. O grupo traz algumas cantigas e toques da cultura popular de vários pontos do país, com uma aula-espetáculo aberta ao público no Teatro Santa Roza, a partir das 19h30. Serão distribuídos 440 ingressos na bilheteria do teatro. Mais informações: 3218 4383.

Com oito anos de criação, A Barca inspirou-se nas famosas andanças realizadas por Mário de Andrade na década de 1920, quando o escritor organizou a Missão de Pesquisas Folclóricas. O objetivo do grupo é proporcionar uma aproximação saudável e imprescindível do público com o universo da cultura popular de cada canto do país.

Já na quarta-feira (8), é o patrono do Espaço Cultural quem pauta o assunto do dia. O Núcleo de Educação Cultural realiza às 19h30 na Funesc o evento Encontro com Autores, que marca o lançamento da segunda edição do material de apoio ao professor “Crônica na Sala de Aula, revista e ampliada”.

È na Funesc que está localizado o Museu Zé Lins do Rego, que abriga a biblioteca particular do escritor. O acervo bibliográfico reúne mais de 5 mil livros informatizados. Também completam o acervo, objetos pessoais, móveis, o busto em bronze de Zé Lins, manuscritos de suas obras, entre outras coisas.

Nenhum tema seria tão especial para a Funesc do que aqueles que cercam a obra do paraibano José Lins do Rego. Para provocar um olhar mais aprofundado do autor de Menino de Engenho, o escritor Luiz Ruffato apresenta uma palestra sobre Zé Lins com foco no romance Moleque Ricardo.

Luiz Ruffato é autor de “Eles eram muitos cavalos” e da série “Inferno provisório”, composto por cinco volumes dos quais três publicados: Mamma, son tanto felice (também publicado na França), “O mundo inimigo” e “Vista parcial da noite”. Também tem organizado antologias, como 25 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira, + 30 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira, além da antologia de Fernando Pessoa.

Notícias relacionadas