Frei Anastácio apresenta voto de aplauso para UEPB por implantar disciplina sobre golpe político - WSCOM

menu

Paraíba

09/03/2018


Frei Anastácio apresenta voto de aplauso para UEPB por implantar disciplina sobre golpe político

A disciplina tem como objetivo discutir a conjuntura política em que ocorreu o Impeachment da presidenta Dilma Rousseff, em 2016. Segundo o deputado, essa iniciativa proporcionará uma boa produção teórica a partir da percepção de diversos autores

Foto: autor desconhecido.

O deputado estadual Frei Anastácio (PT) apresentou voto de aplauso à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) por incluir em sua grade curricular a disciplina “O Golpe de 2016 e o futuro da Democracia do país”. “A UEPB merece o reconhecimento por seu papel na formação dos seus profissionais e por estar ajudando a construir a memória sociopolítica do nosso país”, disse o deputado.

A disciplina tem como objetivo discutir a conjuntura política em que ocorreu o Impeachment da presidenta Dilma Rousseff, em 2016. Segundo o deputado, essa iniciativa proporcionará uma boa produção teórica a partir da percepção de diversos autores. “A partir da seleção das melhores metodologias, a disciplina vai ajudar os alunos a terem uma compreensão mais clara e objetiva da realidade brasileira para refletir sobre as questões que atentam à democracia do nosso país”, relatou.

 Além disso, a disciplina também vai analisar as ações do governo golpista para entender como as restrições aos direitos sociais tem afetado a relação entre a desigualdade social e o sistema político. A disciplina, que foi primeiramente ofertada na Universidade de Brasília (UNB), também será ofertada por mais cinco universidades em todo o país. Entre elas: a Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal da Bahia, Universidade de São Paulo e a Universidade Estadual de Campinas.

Curso em três campi

Aqui na Paraíba, a disciplina será ministrada nos campi de Campina Grande, Patos e Guarabira.No total, serão oferecidas 160 vagas para alunos e professores que pretendem se aprofundar na temática.  “Diante da ameaça à democracia e aos direitos sociais, é de extrema importância que o debate sobre os desdobramentos da democracia no Brasil sejam levados para o âmbito acadêmico. Dessa forma, esse momento será discutido e fará parte da história recente do nosso país para que não seja esquecido, ou distorcido”, disse.

Segundo Frei Anastáio, a UEPB merece, então, o reconhecimento da Assembleia, que representa o povo da Paraíba por essa iniciativa. “Com isso, peço a compreensão e apoio dos meus pares para que aprovem essa matéria como reconhecimento a essa notável iniciativa da UEPB”, concluiu.

 

Notícias relacionadas