Fórum orienta eleitores paraibanos sobre histórico dos candidatos - WSCOM

menu

Paraíba

27/08/2018


Fórum orienta eleitores paraibanos sobre histórico dos candidatos

Foto: autor desconhecido.

“A escolha certa está em suas mãos. Nestas eleições, escolha o que há de melhor!” Este é o recado do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB), que construiu uma campanha para orientar os eleitores paraibanos a conhecer o histórico dos candidatos a cargos eletivos, que serão escolhidos este ano. A ideia é incentivar a pesquisa em sites oficiais e também em ferramentas tecnológicas, a exemplo das que foram criadas por participantes do HackFest. Para facilitar a busca, o Focco-PB reuniu em sua página algumas dessas ferramentas. A consulta pode ser feita no www.foccopb.gov.br.

A campanha consta de quatro VTs de 15 segundos para exibição em veículos de televisão e spot de 30 segundos para rádios, além de uma página que reúne os sites e ferramentas de pesquisa. A iniciativa foi viabilizada pela coordenação do Focco-PB, que está a cargo do Ministério Público da Paraíba. Para sua realização, o MPPB, através de sua Assessoria de Comunicação, buscou parcerias com a Agência Jr. do Iesp, a produtora Castanhola e a companhia de teatro Abner. O produto foi avaliado, primeiro, pelo coordenador do Focco-PB, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, e pelo procurador regional eleitoral, Victor Veggi, e alguns membros do Focco, a exemplo do promotor Leonardo Quintans. Recebeu contribuições dos demais integrantes do Focco e foi aprovada na última reunião do colegiado.

Pesquise seu candidato

Para facilitar a busca de informações pelos eleitores, o Focco disponibilizou uma página onde reúne sites e várias ferramentas de controle externo, que podem ser usadas por qualquer cidadão, a exemplo da ‘Capital dos candidatos’, que mostra a evolução do patrimônio de políticos; ‘Empenhados’, que analisa os gastos com merenda escolar; ‘Vidinha de balada’, que mostra os gastos de parlamentares e muitas outras.

São 19 itens já disponibilizados e, nos próximos dias, deverão ser disponibilizadas as ferramentas vencedoras do IV HackFest, que foi realizado entre os dias 16 e 19 deste mês. O objetivo é permitir que as informações, que devem ser públicas, circulem com mais facilidade. Além disso, o Focco quer estimular a sociedade a participar ativamente da política, não da política partidária, mas das decisões políticas que interferem no dia a dia das pessoas.

Novo site

Para reunir as informações da campanha em um só lugar, a coordenação do Focco-PB precisou criar um novo site para acomodar as demandas atuais de comunicação, pois o formato anterior remontava à data da criação do Fórum e não atendia mais às necessidades. O novo site, que continua no mesmo endereço (www.foccopb.gov.br), é de fácil navegação e, basicamente, constituído por três módulos: notícias, serviços e áreas de atuação.

A campanha ‘A escolha certa está em suas mãos’ pode ser acessada tanto no banner no topo do site, quanto no terceiro módulo. O novo portal foi construído pela Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) e Assessoria de Comunicação (Ascom) do MPPB, órgão coordenador do Focco.

Notícias relacionadas