Flu evoca fama para conseguir milagre na Libertadores - WSCOM

menu

Futebol

20/04/2011


Flu evoca fama por milagre

Libertadores

Foto: autor desconhecido.

Nos últimos dois anos, o Fluminense se especializou em quebrar alguns tabus no Campeonato Brasileiro. Agora, para avançar às oitavas de final da Libertadores, terá de estender essa fama para o torneio continental, quando precisa vencer de qualquer maneira o Argentinos Jrs., nesta quarta-feira (20), às 21h50, em Buenos Aires.

Triunfar diante do rival argentino será algo inédito na história tricolor. É bem verdade que não foram muitos confrontos, mas, dos quatro realizados até agora, o Flu perdeu dois e empatou duas vezes.

As duas derrotas, inclusive, foram pela Libertadores de 1985, quando as equipes caíram na mesma chave. Para afastar essa “zica” contra o Argentinos Jrs., o Tricolor aposta em também explorar o desespero adversário, que luta pela classificação, como frisou o capitão Fred.

– Nós temos que acreditar desde o primeiro minuto de jogo até a bola parar de rolar. Somente nós podemos conquistar os três pontos e tentar essa classificação. Vai ser uma verdadeira pedreira na Argentina, pois nosso adversário também depende do resultado. Mas cabe ao Fluminense superar mais esse obstáculo

Contudo, mesmo se vencer, os cariocas, com cinco pontos, não estão assegurados nas oitavas de final. Para isso, o América-MEX (9) precisa derrotar o Nacional-URU (7), no mesmo horário, em Montevidéu. Se houver empate entre uruguaios e mexicanos, o Tricolor precisa triunfar por dois gols. Caso o Nacional vença, o Flu estará eliminado.

O técnico Enderson Moreira afirmou que trabalha seus jogadores para pensar apenas em derrotar o Argentinos Jrs., que tem sete pontos. Entretanto, o treinador revela que sua cabeça também estará em Montevidéu.

– Logicamente que eu estarei ligado na outra partida, pois posso precisar variar a maneira de atuar da equipe por conta do jogo no Uruguai. Mas dentro de campo os meus jogadores devem ficar ligados apenas no que vai acontecer no confronto diante do Argentinos Jrs. Se eles pensarem no jogo do Uruguai, as chances de um tropeço serão maiores.

Para a partida, o Flu não terá Deco, que sente dores na coxa e sequer viajou. Marquinho entrará em seu lugar. Na frente, Emerson e Araújo disputam a vaga para atuar ao lado de Fred.

Pelo lado argentino, o técnico Pedro Troglio, que chegou a ironizar a possibilidade de o Fluminense conseguir mais um milagre, a exemplo do Brasileirão de 2009, preferiu usar os últimos dias antes do jogo para lembrar seus atletas de que eles dependem de um simples triunfo.

– Nós chegamos para esta última rodada dependendo das nossas próprias forças para garantirmos a classificação e isso pode ser considerado uma benção em um grupo marcado por tanto equilíbrio. Precisamos tirar proveito do fator campo e não dar oportunidades para o Fluminense.

FICHA TÉCNICA

ARGENTINOS JRS X FLUMINENSE

Local: estádio Diego Armando Maradona, em Buenos Aires (Argentina)
Data: 20 de abril de 2011 (Quarta-feira)
Horário: 21h50(de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldán (Colômbia)
Assistentes: Abraham González (Colômbia) e Javier Camargo (Colômbia)

ARGENTINOS JRS: Nicolás Navarro, Juan Sabia, Miguel Ángel Torren, Santiago Gentiletti e Gonzalo Prósperi; Juan Mercier, Matías Laba, Nicolás Berardo e Ciro Rius; Franco Niell e Santiago Salcedo
Técnico: Pedro Troglio

FLUMINENSE: Ricardo Berna, Mariano, Gum, Edinho e Julio Cesar; Valencia, Diguinho, Marquinho e Conca: Araújo (Emerson) e Fred
Técnico: Enderson Moreira

Notícias relacionadas