Fifa decide suspender temporariamente proibição de partidas na altitude - WSCOM

menu

Mais Esporte

27/05/2008


Fifa decide suspender temporariamente pr



Joseph Blatter, presidente da Fifa

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciou nesta terça-feira em Sydney a suspensão temporária da proibição de partidas serem disputadas em cidades que ficam acima dos 2.750 metros de altitude. Para substituir esta proibição, Blatter propôs um pacote de normas para a prática do futebol em condições extremas, que inclui o alto calor, umidade e frio e os altos níveis de poluição.

No ano passado, a Fifa proibiu as partidas acima dos 2.750 metros de altitude, porque as equipes visitantes não teriam tempo suficiente para se adaptar a uma atmosfera escassa de oxigênio. A proibição afetou cidades como La Paz, situada a 3.600 metros de altura, e Quito, a 2.830.

Blatter acrescentou que a Comissão Médica recomendou esta mudança na norma. Esta decisão afeta as eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo da África do Sul, em 2010. A Comissão de Medicina da Fifa recomendou após um simpósio que será permitido jogar na altitude após um período de adaptação dos jogadores.

– Vamos permitir os jogos na altitude de La Paz de maneira provisória, mas vamos reabrir o debate para continuar analisando a situação. Devemos levar em conta os fatores que podem afetar os jogadores, como o calor, o frio, a umidade e a poluição ambiental. A Comissão de Medicina anexará à discussão o tema da altitude sob a denominação “futebol sob condições extremas”. Agora teremos mais tempo para analisar o problema da altitude e as eliminatórias sul-americanas poderão continuar – acrescenta o presidente da Fifa.