Festa do Bode Rei termina neste domingo - WSCOM

menu

Entretenimento

04/06/2006


Festa do Bode Rei termina

O VIII Festival do Bode Rei, que foi aberto oficialmente sexta-feira, na cidade de Cabaceiras, termina neste domingo, 4, com um significado todo especial, já que a cidade estará completando 171 anos de emancipação política.

Às 5h haverá alvorada com a banda filarmônica Nossa Senhora da Conceição; a final do Concurso da Cabra Leiteira; Missa em Ação de Graças pelo aniversário da cidade, às 9h; e às 12h, cerimônia de comemoração dos 171 anos, no Arraial Popular; Concurso da Melhor Buchada; o famoso Pega-Bode, às 15h30, no Parque do Bode. O Festival será encerrado com o Arrastão do Bode Rei, com Jairo Madruga e Banda e forró pé-de-serra até às 3 da manhã.

O Festival também pode ser visto pela rede mundial de computadores, no site www.bodenoticias.com.br. O internauta pode não apenas verificar a programação do evento, mas também clicar nas fotos da festa. No primeiro dia, um público estimado em 15 mil pessoas esteve na cidade que possui apenas cerca de 5 mil habitantes.

A grande atração da sexta-feira foi o desfile de bodes pelas ruas da cidade, com direito a passarela com tapete vermelho e belas jovens acompanhando os animais. A escolha do bode mais belo, no entanto, será pela Internet. O evento vem sendo chamado de Bé Bé Bode Brasil, numa sátira ao “reality show” Big Brother Brasil.

O prefeito Ricardo Aires disse que o Bode Rei tem a aprovação de toda Paraíba por ser um evento que não visa trazer bandas para atrair grandes públicos. “Aqui o Bode é Rei mesmo. São discutidas novas técnicas de melhoramento das raças através de plenárias que foram iniciadas na sexta, no Parque do Bode, além da comercialização de comida à base do bode, artesanato, dentre outros. O município tem o terceiro melhor plantel de bode do Estado. E a tendência é melhorar ainda mais, apesar de vivermos numa região com baixo índice pluviométrico”.

Órgãos de comunicação de todo o Estado e até de São Paulo estão cobrindo os festejos do Bode Rei. O repórter Sérgio Frias, do SBT, está na cidade desde a abertura, fazendo uma reportagem especial que será exibida em breve no Programa do Ratinho. A programação do Bode Rei prosseguiu neste sábado com o Concurso da Cabra Leiteira (1ª etapa), no Parque do Bode; seguido da quadrilha Nordestinação de Boqueirão, que se apresentou no Arraial Popular. Também continuam as discussões sobre qualidades do animal e do leite de cabra.

O evento conta também com competições tipo Pega Bode, Concurso de Melhor Buchada, entre outros. Cabaceiras possui o terceiro maior rebanho da Paraíba, com mais de 20 mil cabeças distribuídas entre cerca de 400 caprinocultores. Dentre os objetivos da festa estão o enaltecimento do bode como animal símbolo da região e a promoção da cadeia produtiva da caprinovinocultura como principal alternativa de ocupação e renda para região semi-árida do Nordeste.