Feriado de Corpus Christi é dedicado à instituição da Eucaristia por Jesus Crist - WSCOM

menu

Paraíba

15/06/2006


Feriado de Corpus Christi é

A Igreja Católica celebra, nesta quinta-feira, o feriado de Corpus Christi. O nome, em latim, quer dizer “Corpo de Cristo”, e representa a presença de Jesus Cristo na Eucaristia. Neste dia, os fiéis costumam realizar procissões e participar de missas, que têm destaque no momento da Comunhão, quando recebem o Corpo de Cristo, presente na hóstia consagrada.

Na Arquidiocese da Paraíba, a programação começa às 8h com uma Missa Solene na igreja de Nossa Senhora de Lourdes (Avenida João Machado, no Centro da Capital), presidida pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto. Em seguida, às 10h, tem início a Adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 16h, a Procissão deixa a igreja de Nossa Senhora de Lourdes, seguindo pelas ruas do Centro até o Adro de São Francisco, onde Dom Aldo celebra a Missa Solene de “Corpus Christi”.

Corpus Christi é uma festa móvel (cuja data pode variar a cada ano de acordo com outros eventos litúrgicos) instituída em 1264 pelo papa Urbano IV.

“A Igreja reafirma e proclama para o mundo a presença real de Jesus Cristo no Pão e no Vinho consagrados, ou seja, a Eucaristia é verdadeiramente o Corpo e o Sangue de Cristo. E comungar do Corpo e do Sangue do Senhor confere-nos a responsabilidade de reconhecer Jesus nos irmãos e de estender a mão para os mais sofredores”, explica o arcebispo.

No dia dedicado ao Corpo de Deus, várias cidades brasileiras, principalmente no interior de São Paulo, percorrem as ruas centrais das cidades e as enfeitam com tapetes feitos de areia, serragem colorida e os mais variados materiais, formando desenhos criativos.

Calendário – A partir do domingo de Páscoa, os católicos contam 50 dias para celebrar o Pentecostes, a Festa do Espírito Santo. Uma semana depois, a liturgia se concentra na Santíssima Trindade, a personificação de Deus nas pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo. A festa de Corpus Christi acontece na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.

Notícias relacionadas