Feira Internacional de Economia Criativa inicia nesta segunda com destaque para Gastronomia, Música, Design, Artesanato e Cinema - WSCOM

menu

Paraíba

17/11/2018


Feira Internacional de Economia Criativa inicia nesta segunda com destaque para Gastronomia, Música, Design, Artesanato e Cinema

Foto: autor desconhecido.

Um dos eventos mais importantes sobre Economia Criativa que acontece no Brasil, a Feira Internacional de Economia Criativa, será realizado em João Pessoa, no período de 19 a 25 de novembro, no complexo Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A abertura oficial acontecerá no auditório da Estação Cabo Branco, às 19h, com a presença dos representantes do governo, Ministério da Cultura e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Logo após, haverá a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal, que será regida pelo maestro Laercio Diniz.

“João Pessoa já faz parte da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco desde o ano passado em reconhecimento ao artesanato e arte popular produzidos aqui e que agora chegam a todo o mundo. A Prefeitura de João Pessoa conseguiu conquistar este título em nome de tantos artesãos e agora dá mais um passo na consolidação desta que já é uma das marcas de nossa cidade. A economia criativa será fundamental para João Pessoa nestes próximos anos e estamos estimulando, capacitando, discutindo e apontando, através desta Feita Internacional, novos rumos e oportunidades para a Capital”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa e o Sebrae Nacional, com o aval da Unesco. A diretora geral da Estação Cabo Branco, Marianne Góes, comentou que a 1ª Feira Internacional de Economia Criativa é uma iniciativa inédita no município e conta com a confirmação de várias cidades do Brasil e do exterior pertencentes à Rede Cidades Criativas da Unesco, em que cada um apresentará as melhores práticas desenvolvidas dentro do segmento que os representa.

Dentro da Feira Internacional de Economia Criativa haverá cinco salões: Gastronomia, Música, Design, Artesanato e Cinema. No local acontecerão oficinas, workshops, shows musicais, mesas redondas, exibição de filmes nacionais e estrangeiros. As inscrições para as oficinas e mesas redondas serão feitas pela loja do site do Sebrae.

I Simpósio Internacional de Agricultura Familiar – No mesmo evento, Feira Internacional de Economia Criativa, estará acontecendo o “I Simpósio de Agricultura Familiar” promovido pela Fundação de Apoio a IFPB, nos dias 22, 23 e 24 de novembro. O Simpósio é um espaço de socialização das ações dos projetos de pesquisa, desenvolvimento, inovação e extensão executado pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), por meio do Polo de Inovação João Pessoa, em parceria com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD) e apoio da Fundação de Apoio ao IFPB (FUNETEC).

Participam do Simpósio os Estados brasileiros e países europeus com ampla atuação no nicho de desenvolvimento sustentável, economia social e solidária como: Espanha, França, Portugal, Alemanha, além dos países da Reunião Especializada em Agricultura Familiar (REAF), a exemplo do Chile, Equador, Paraguai e Argentina. O evento reunirá ainda agricultores familiares, técnicos, academia e governos no debate sobre as inovações e demandas da Agricultura Familiar, disseminação de experiências exitosas identificadas, bem como promover a desburocratização da comercialização da agricultura familiar, com intuito de flexibilizar o acesso aos novos mercados e políticas públicas de comercialização.

Dentro do escopo de ações de fortalecimento da agricultura familiar, ocorrerá a Feira de Agricultura Familiar, que contará com a participação de agricultores do Estado da Paraíba, proporcionará o acesso a novos mercados e divulgará os produtos e selos da agricultura familiar do Estado da Paraíba e da Federação. Com o objetivo de proporcionar uma breve degustação dos produtos produzidos no Estado e promover conexão com a gastronomia regional e local. O evento oferecerá a Cozinha show que contemplará seus pratos com ingredientes da cozinha regional, que também poderão ser adquiridos no local e assim fomentar a comercialização de produtos gerados pela agricultura familiar brasileira.

Saberes e Sabores – Dentro do Salão de Gastronomia haverá o lançamento do livro eletrônico, com resultado da oficina “Saberes e Sabores da Paraíba”, que aconteceu no The House Mall, no dias 5 a 9 de novembro, sob a coordenação de Eduardo Barroso e Carlos Alvarado Dufour e com a participação dos convidados Tulio Paracampos (CE), Daniel Rendon Farfán (México), Fábio Moraes (Senai), Valéria Antunes (ceramista), Gina Dantas (ceramistas) e Onildo Rocha (chef).