Favoritas, Inglaterra e Argentina estréiam na Copa neste sábado - WSCOM

menu

Internacional

10/06/2006


Favoritas, Inglaterra e Argentina estréi

A Copa do Mundo terá três partidas neste sábado, no segundo dia de competição. No primeiro jogo do dia, o “English Team”, enfrenta a competitiva seleção do Paraguai, em um jogo que o favoritismo é todo inglês. A Suécia, com tradição em Copas, joga contra a estreante Trinidad e Tobago. A Argentina fecha o dia com chave de ouro. A partida contra a Costa do Marfim é a mais esperada, e os Argentinos devem encontrar muitas dificuldades.

Inglaterra chega à Copa do Mundo da Alemanha com um favoritismo que não carrega desde 1966, quando sediou e conquistou seu único Mundial. Toda a fama de melhor geração dos últimos 30 anos será colocada à prova logo na estréia, contra o Paraguai, neste sábado, às 10 horas (de Brasília), em Frankfurt.

A preparação dos ingleses para a Copa do Mundo correria dentro das expectativas se o atacante Wayne Rooney, destaque na Eurocopa, não sofresse uma fratura no pé durante o final da temporada européia. Ainda em recuperação, o jogador só deve voltar a partir das oitavas-de-final, o que obrigou o técnico Sven-Goran Eriksson a mudar as características da seleção com a entrada do grandalhão Crouch.

No Paraguai, a sua capacidade ofensiva pode ficar comprometida com a provável ausência do atacante Roque Santa Cruz, que sofre com uma tendinite e pode dar lugar a Cuevas. “Não penso em hipótese alguma em liberar a escalação com antecedência”, avisa o treinador.

Sentimentos diferentes movem as seleções de Trinidad e Tobago e Suécia, que estréiam na Copa do Mundo da Alemanha neste sábado, às 13 horas (de Brasília), na cidade de Dortmund, pelo grupo B. Os trinitinos são uma das seis seleções estreante em Copa que participam deste Mundial da Alemanha, enquanto os suecos estão indo para sua 11ª participação em mundiais.

O time caribenho foi para a Alemanha já sabendo que serão franco-atiradores. O que vier é lucro. Mesmo sendo grande a possibilidade de serem saco de pancadas. Mas eles não se importam com isso. Só de poderem participar a maior competição do futebol mundial, já é um prêmio. O próprio treinador do time, o holandês Leo Beenhakker – que já comandou a seleção da Holanda na Copa de 1990 –, falou que o importante é os jogadores aproveitarem essa oportunidade.

Já a Suécia vai tentar repetir as boas atuações que teve em outras Copas do Mundo – como a terceira colocação no Mundial de 1994, nos Estados Unidos, e o vice-campeonato de 1958, em casa, perdendo a final para o Brasil. Mas os escandinavos acreditam na possibilidade de serem campeões, e se dependerem de seus talentos individuais, eles podem chegar longe.

A eliminação precoce na Copa do Mundo de 2002, quando sucumbiu ainda na primeira fase, permanece viva na memória da Argentina, que estréia neste sábado em Hamburgo, às 16 horas (de Brasília), tentando resgatar sua imagem no Mundial e comprovar o talento de sua nova geração, encabeçada pelo meia Riquelme. O adversário será a aposta Costa do Marfim, debutante em Copas e candidata à zebra dos apostados de bolão pelo mundo.

Confira as partidas deste sábado válidas pela Copa do Mundo 2006:

10/06 – 10h – Inglaterra x Paraguai, Frankfurt (confira o

10/06 – 13h – Trinidad & Tobago x Suécia, Dortmund

10/06 – 16h – Argentina x Costa do Marfim, Hamburgo