Exposição “Instante 70” do Fotógrafo Guy Joseph inaugura nova fase na Usina Cultural Energisa - WSCOM

menu

Artes

27/06/2018


Exposição “Instante 70” do Fotógrafo Guy Joseph inaugura nova fase na Usina Cultural Energisa

Foto: autor desconhecido.

A exposição Instante 70 do fotógrafo Guy Joseph inicia uma nova fase. Após quase dois meses na Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Artes, com um público de 353 pessoas que puderam apreciar as fotos do artista, chegou a vez na Usina Cultural Energisa – Galeria Alexandre Filho, receber as obras de Guy Joseph. Com início às 19h, a inauguração da exposição ocorre de forma gratuita e classificação livre para todos os públicos.

As fotografias, assim como o seu terceiro livro e um documentário, fazem parte do Instante 70 de Guy Joseph, projeto elaborado em homenagem aos seus 70 anos. Durante o vernissage da Usina Cultural Energisa o livro estará disponível para venda e o artista promoverá uma sessão de autógrafos.

A exposição é composta de cerca de 100 fotografias  selecionadas entre as mais representativas obras do portfólio de Guy Joseph, realizadas ao longo de sua  carreira. O documentário, que conta através de depoimentos de inúmeros personagens da vida intelectual paraibana, como é ter uma mente criativa e produtiva após os 50 anos de vida, também será exibido durante a exposição.

Todas as fotos foram impressas através de processo digital conhecido como Fine Art que assegura a fidelidade das reproduções, com qualidade museológica. Fine Art é a denominação estabelecida para impressões digitais de fotografias e obras de arte certificadas pela qualidade e durabilidade do material impresso. O fotógrafo Guy Joseph é pioneiro, na Paraíba, na utilização do processo de impressão digital Fine Art.

O título “Instante 70”, que dá nome tanto à exposição como ao livro, foi  inspirado no “momento decisivo” apregoado pelo fotógrafo francês Cartier Bresson, que dizia que todo fotógrafo teria (pelo menos uma vez na vida) a oportunidade única de presenciar um fato que só ele viu e pode fotografar. “Instante 70” é um retrospecto artístico, um balanço artístico/filosófico e ponto de partida para uma nova etapa na carreira do veterano fotógrafo paraibano.

Mais informações podem ser encontradas através do site  guyjosephinstante70.com.br/,  que informa tudo o que acontece sobre o trabalho de Guy Joseph, além de poder assistir ao vídeo que foi produzido para a ocasião das exposições. No site, uma loja virtual oferece a oportunidade de adquirir o livro “Instante 70” (autografado), assim como, encomendar fotografias do acervo do Fotógrafo impressas em papel Fine Art, além de canecas de cerâmica impressas com fotos de autoria de Guy Joseph.

Sobre o artista:

Guy Joseph começou a sua carreira, como publicitário e fotógrafo, quando se mudou para o Rio de Janeiro e teve como inspiração a Cidade Maravilhosa e sua população.

Ao retornar para a Paraíba participou de diversos projetos, ganhou concursos e prêmios. Em 1981, foi o vencedor do concurso de escolha da logomarca da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). Em 1999, ganhou mais um concurso público, desta vez, para a logomarca do Folia de Rua, que permanece a mesma até hoje. Além disso, foi homenageado pelo jornalista Abelardo Jurema com o recebimento do  troféu Heitor Falcão. Também conquistou o Prêmio Abrajet-PB – Melhores do Ano 2006.

Em 2006, nasceu uma das suas principais obras: o livro “Terra da Gente da Paraíba”, com fotografias de lugares até então pouco conhecidos da Paraíba. Durante três anos de expedição para a elaboração do livro, Guy Joseph fotografou cerca de 150 municípios do Estado. O livro com as principais belezas da Paraíba alcançando mais de 15 países.

Em 2011, lançou o seu segundo livro. Dessa vez, dedicado à cidade de Bananeiras, onde morou por cinco anos. O livro “Bananeiras – Recortes” foi publicado com fotos dos lugares mais representativos da cidade.

Notícias relacionadas