Explosão em Itaipu deixa seis feridos e provoca princípio de incêndio - WSCOM

menu

Policial

05/06/2006


Explosão em Itaipu deixa seis

Uma explosão em um dos transformadores da usina hidrelétrica de Itaipu causou princípio de incêndio e deixou seis pessoas feridas na tarde de ontem.

De acordo com a empresa, o acidente foi por volta das 16h40. Um defeito na bucha –peça que conecta os condutores de energia ao transformador– da unidade geradora 10 causou a explosão e o início de incêndio.

O fogo foi controlado pela unidade de combate a incêndios de Itaipu. Seis funcionários do consórcio Ceitaipu que estavam perto do local do acidente sofreram queimaduras. O consórcio, formado por 16 empresas lideradas pela francesa Alstom Power, trabalha na construção das duas últimas unidades geradoras da usina.

Os feridos foram atendidos no Hospital Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu (PR). Quatro foram liberados. Dois funcionários com queimaduras mais graves ficaram em observação. Segundo a empresa, eles não correm risco de morrer.

A unidade geradora 10 –são 18 ao todo– foi desligada. A previsão é que seja religada em até dez dias, após substituição da peça afetada. A usina informou que não houve alteração na produção de energia, que abastece Brasil e Paraguai.

A assessoria de comunicação de Itaipu informou ainda que esse tipo de acidente é “muito raro”, e que suas causas serão investigadas. Citou como possíveis causas falha técnica do equipamento ou superaquecimento.

Notícias relacionadas