EXCLUSIVO: Observador Paraibano nas eleições no México relata detalhes de bastidores - WSCOM

menu

Brasil & Mundo

02/07/2018


EXCLUSIVO: Observador Paraibano nas eleições no México relata detalhes de bastidores

"Não houve grandes sobressaltos durante a votação, sem o registro de incidentes graves", diz especialista

Foto: autor desconhecido.

O advogado paraibano Raoni Vita, vice-presidente da OAB/PB e único representante nas eleições do México, enviou para o Portal WSCOM, com Exclusividade, um relato da experiência do que ele viu nos bastidores da disputa que elegeu o esquerdista López Obrero.

Ele comentou que “as experiências passadas e a existência de uma hegemonia da direita no poder há várias décadas, trouxeram para a população uma forte desconfiança no sistema eleitoral, de que pudesse haver fraude no resultado”.

Mas acrescentou: “No entanto, muito embora haja, de fato, falhas que precisam ser melhoradas no voto em cédulas, o que se viu foi um amadurecimento do eleitor e das próprias instituições”.

Segundo ele, “ao final, venceu o candidato que quase a totalidade da população já esperava, conforme apontavam as pesquisas de intenção de voto”.

– Não houve grandes sobressaltos durante a votação, sem o registro de incidentes graves.

Para ele, “alguns pontos após o fechamento das urnas merecem destaque, como o reconhecimento público de todos os candidatos perdedores à legitimidade da vitória do primeiro colocado, Lopes Obrador (do partido Morena, de esquerda), bem como o discurso oficial do Presidente da República também reconhecendo o resultado e se colocando à disposição para uma transição democrática”.

– Por fim, importa destacar o discurso do vitorioso que acalmou os mais conservadores, ao garantir que não existiria ataques na economia, tampouco expropriações de empresas como ventilavas, mas que seu governo seria centrado no combate implacável à corrupção e na garantia de direitos sociais até então esquecidos, notadamente no suporte aos pensionistas e aos jovens estudantes, a fim de garantir dignidade de vida e um futuro mais promissor para este país que se encontra inegavelmente atingido pelos altíssimos índices de violência.