Exame detecta cisto no crânio de Malu Mader - WSCOM

menu

Entretenimento

11/08/2005


Exame detecta cisto no crânio

A atriz Malu Mader, 38, está com um cisto benigno na cabeça, causa da convulsão que sofreu hoje pela manhã em Florianópolis (SC). Esse é o diagnóstico médico divulgado no final desta tarde. Ela ficará na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital da Caridade até amanhã.

Malu Mader, 38, foi internada em SC após sofrer mal súbito. Assim que receber alta, ela será transferida para São Paulo, onde deverá fazer novos exames. Não se sabe ainda a que tratamento ela será submetida.

No jargão médico, a atriz tem um cisto [também chamado de quisto] “intracraniano” [dentro do crânio] na parte frontal da cabeça. O boletim médico descreve o cisto como “benigno” e “extracerebral” [fora do cérebro], mas não especifica sua origem e características.

Segundo um especialista ouvido pela Folha Online, um cisto no crânio pode ser congênito [a pessoa nasce com o problema] ou resultado de doenças infecciosas e parasitárias como a cisticercose [causada pela ingestão de germes contidos em alimentos contaminados].

“Um cisto é uma estrutura inespecífica dentro do cérebro que tem um conteúdo líquido no seu interior. Ele deve ser o responsável por uma inflamação que gerou a convulsão”, diz o neurologista Henrique Balalai Ferraz, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Malu Mader foi submetida a uma tomografia do crânio e a uma ressonância magnética. Segundo o boletim médico, o quadro da atriz é estável, ela continua lúcida e com sinais vitais normais.

Susto

De acordo com o sogro da atriz, ela dormia em um hotel com o marido, o músico dos Titãs Tony Bellotto, quando ocorreu a convulsão. Imediatamente, o músico a levou para o hospital.

Já consciente, Malu –cujo nome de batismo é Maria de Lourdes da Silveira Mader– disse a familiares que não se lembra do que aconteceu. Segundo o sogro, é a primeira vez que isso ocorre com a atriz e não há histórico de convulsão na família dela.

Os dois filhos de Malu e Tony (Antônio e João) estão hospedados em hotel na praia de Jurerê, também em Florianópolis. No hospital, a atriz tem a companhia do marido e do sogro.

Atualmente, Malu Mader estuda uma proposta para integrar o elenco da minissérie sobre a vida do ex-presidente Juscelino Kubitschek (1902-76), escrita por Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira, prevista para estrear em 2006 na Globo.

Notícias relacionadas