'EUA planejam acordo de armas com Arábia Saudita' - WSCOM

menu

Internacional

28/07/2007


'EUA planejam acordo de armas



Secretário da Defesa, Robert Gates, deverá discutir acordo em viagem

Os Estados Unidos estariam preparando um grande acordo de fornecimento de armas para a Arábia Saudita na próxima década no valor de US$ 20 bilhões (cerca de R$ 38 bilhões).

Segundo o jornal The New York Times, o acordo é parte da estratégia para combater o aumento da força do Irã na região.

Autoridades de defesa americanas ouvidas pela mídia americana dizem que o acordo inclui sistemas para guiar mísseis, jatos de batalha e navios de guerra.

Outros países aliados dos Estados Unidos na região, como Barein, Kuwait, Oman e Catar também podem receber armas como parte do acordo.

O acordo também prevê, segundo as autoridades americanas, um aumento na ajuda militar para Israel para acalmar objeções feitas pelo país ao fornecimento de armas para a Arábia Saudita.

Mas, segundo o New York Times, autoridades do governo americano estão preocupadas com a dimensão do acordo. Há temores ainda de que a influência da Arábia Saudita no Iraque possa fazer com que críticos no Congresso se oponham ao plano.

Há relatos de que o secretário da Defesa Robert Gates estaria planejando discutir as propostas em uma visita que fará com a secretária de Estado, Condoleezza Rice à Arábia Saudita, na semana que vem.

Notícias relacionadas