Estudantes do Unipê realizam I Simpósio Paraibano de Futebol Americano - WSCOM

menu

Mais Esporte

08/05/2018


Estudantes do Unipê realizam I Simpósio Paraibano de Futebol Americano

Evento é gratuito e será realizado nos dias 25 e 26 de maio

Foto: autor desconhecido.

A Paraíba tem se destacado ano após ano no futebol americano. Atentos a isso, estudantes curso de Educação Física do Unipê vão promover o “I Simpósio Paraibano de Futebol Americano”. O evento vai realizar uma exposição teórico-prática do jogo, com suas técnicas e táticas. Para isso, o time paraibano João Pessoa Espectros vai entrar em jogo no evento, que acontecerá dias 25 e 26 deste mês, no Auditório Unipê.

Rogério Fonseca, supervisor da atividade, disse que o Simpósio é um precursor e um incentivador para aumentar os conhecimentos sobre o esporte. “Ainda hoje é incógnita para muitos”, ressaltou Fonseca. No evento, regras, arbitragem, preparação física, pré-jogo e pós-jogo, treinamento, intervenção e tratamento de lesões serão temáticas abordadas.

O evento é voltado para estudantes e profissionais de Educação Física e Fisioterapia e aberto para todas as Instituições de Ensino Superior – IES. “Os amantes do futebol americano também podem apreciar o evento”, convidou o professor Rogério.

Programação | I Simpósio Paraibano de Futebol Americano

Na sexta-feira, dia 25, as palestras e debates voltados ao tema começam às 19h.

No quadro de palestrantes estão nomes como o de Kevin Veloso, fundador e head coach do Espectros; Robson Sena, diretor de desenvolvimento da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA); Carolina Jost, Thamires Serpa e Jean Carlo, fisioterapeutas do Espectros; Callus Cox, atleta Americano; e Diego Aranha, kicker do Espectros.

Já no dia 26, às 9h, os inscritos participarão de atividades práticas, que serão desenvolvidas no campo do Unipê. Essa atividade será desenvolvida pela equipe do Espectros. A programação completa pode ser conferida abaixo.

Dia 25

19h – Recepção dos palestrantes e Abertura Oficial

19h20 – História do Futebol Americano: Conceitos, Regras e Arbitragem – Palestrante: Kevin Veloso (fundador e head coach do JP Espectros)

20h – Aspectos Técnicos e Táticos aplicados ao Futebol Americano – Palestrante: Robson Sena (diretor de Desenvolvimento da CBFA)

20h45 – Preparação Física Pré-Competitiva e Pós-Competitiva e Tratamento de Lesões – Palestrante: DSE Espectros (fisioterapeutas Carolina Jost, Thamires Serpa e Jean Carllo)

21h30 – Depoimento de Vivência Esportiva – Palestrantes: Callus Cox (atleta americano); Diego Aranha (kicker João Pessoa Espectros)

22h – Encerramento

Dia 26

9h – Recepção dos inscritos

9h30 – Início das atividades práticas

10h30 – Coffee break

11h45 – Encerramento oficial

Inscrições do I Simpósio Paraibano de Futebol Americano

As inscrições para o Simpósio podem ser realizadas por meio de formulário de inscrição, que será disponibilizado pelo e-mail simposiopbfa@gmail.com. Neste método, os interessados deverão enviar um e-mail com o título “Solicitação de Ficha de Inscrição”. A ficha deverá ser preenchida e enviada novamente para o e-mail num prazo de sete (7) dias. Após o envio, o interessado deverá aguardar o e-mail de confirmação.

As inscrições poderão ser feitas também com a organização do evento até o dia 20 de maio. Os interessados podem ligar para o coordenador e o sub-coordenador do evento, respectivamente: Jeferson Candido do Nascimento, (83) 98902-7782; e Bruno Meurer, (83) 99917-1056. Aos participantes inscritos será concedida certificação de 10h de Atividades Complementares.

Para participar, é sugerida a doação de 2 Kg de alimentos não perecíveis, que deverão ser levados no dia do evento. Os alimentos arrecadados serão destinados às Instituições parceiras do Unipê.

Benefícios acadêmicos

O coordenador da atividade disse que o evento pode tornar o esporte acessível para a academia paraibana por meio de discussões. O João Pessoa Espectros, com isso, configura-se um bom exemplo para os estudantes e profissionais da Educação Física. Isso porque o time foi Campeão Brasileiro de 2015 e Octacampeão Nordestino.

“O time pessoense possui uma vivência inigualável que inebria os olhares de inúmeros jovens que acompanham o trabalho realizado pela equipe, tornando-se um alvo para os que anseiam aderir ao esporte”, considerou o professor Rogério.

“Os idealizadores deste projeto buscam ofertar à comunidade desportista e a amadores o conhecimento teórico e a vivência prática suficiente para difundir o esporte, ofertando aos acadêmicos dos bacharelados em Educação Física e Fisioterapia uma ampliação do leque de conhecimentos na área da saúde no esporte. Nisso, o Unipê se torna um canal disseminador de novas culturas”, considerou o professor.

Serviço

I Simpósio Paraibano de Futebol Americano

Data: 25 e 26 de maio

Local: Auditório Unipê e Campo de Futebol da Instituição, localizados no Campus do Centro Universitário, em Água Fria, João Pessoa.

Inscrições gratuitas!

Notícias relacionadas