Estudantes da UFPB pedem ajuda para finalizar construção de carro elétrico - WSCOM

menu

Paraíba

25/04/2017


Estudantes constroem carro elétrico

NO KICKANTE

Estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estão trabalhando em um projeto para desenvolver e construir do zero o primeiro carro totalmente elétrico produzido no Norte-Nordeste do país, de acordo com o professor doutor em Engenharia Elétrica, Euler Cássio Tavares de Macedo, vice-diretor do Centro de Engenharia Elétrica da UFPB.

O preço estimado do carro que está sendo produzido na UFPB é de R$ 180 mil, valor justificado devido ao seu caráter de pesquisa e pioneirismo. Na reta final da construção, os alunos pedem ajuda para completar o recurso necessário para finalização do carro. Para doar acesse: https://www.kickante.com.br/campanhas/formula-eletrico-ufpb-o-primeiro-do-nordeste 

O veículo está sendo desenvolvido para alcançar 120 km/h em apenas quatro segundos e possui autonomia de até 28 quilômetros.

Atualmente, existem 45 alunos da UFPB envolvidos no projeto, estudantes de vários cursos como Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Administração e Design.

O projeto Fórmula-E UFPB pretende participar de uma competição nacional entre várias universidades do país entre os dias 23 e 26 de novembro em Piracicaba, São Paulo. No ano passado, no evento que contou com 50 equipes de todo o país com carros elétricos e a combustão, a equipe da UFPB conquistou o nono lugar em sua categoria. O projeto é financiado pela UFPB e por patrocinadores.

A competição propõe que os estudantes desenvolvam o projeto de um carro totalmente do zero que depois vão competir para mostrar o melhor desempenho. A Fórmula SAE Brasil é promovida pela Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE), que é composta pelas principais montadoras de carros, que dão os principais aportes para essa sociedade para que haja o desenvolvimento contínuo de tecnologia automotiva. 

Notícias relacionadas