Estudantes da Grande João Pessoa são diplomados Parlamentares Mirins na AL - WSCOM

menu

Paraíba

26/10/2005


Estudantes da Grande João Pessoa

A Assembléia Legislativa (AL) diplomou 36 representantes do Parlamento Mirim da Capital nesta quarta-feira. Os jovens parlamentares, que têm no máximo 14 anos, estudam da 6ª a 8ª séries nas escolas do ensino fundamental da grande João Pessoa.

“É um projeto educativo, os parlamentares aprendem como funciona o Plenário da Assembléia e idealizam projetos junto às comunidades estudantis que podem vir a ser encampados pelos deputados”, informa Carlos Antônio, coordenador do Parlamento Mirim.

São 12 escolas que elegem, em votação direta, três representantes cada. Esses representantes devem escolher o presidente do parlamento. Todos com mandato de 1 ano. Neste ano, foi eleita Pamela dos Santos Medeiros, do colégio Argentina Pereira Gomes, de João Pessoa.O Parlamento existe desde 2003 e foi criado graças a um projeto do deputado Rômulo Gouveia. De acordo com o projeto as escolas públicas e privadas participantes devem incluir na sua programação didática a criação de um calendário eleitoral, a exemplo do que acontece nas campanhas políticas.

Os deputados, que também se reúnem em partidos distintos, se juntam periodicamente nos meses de março, maio, agosto e outubro, sempre na última segunda-feira de cada mês, exceto em outubro, quando as atividades de instalação do Parlamento Mirim deverão coincidir com as festividades alusivas ao Dia da Criança.O Parlamento tem apoio da Unicef.