Estudantes da Grande João Pessoa são diplomados Parlamentares Mirins na AL - WSCOM

menu

Paraíba

26/10/2005


Estudantes da Grande João Pessoa

A Assembléia Legislativa (AL) diplomou 36 representantes do Parlamento Mirim da Capital nesta quarta-feira. Os jovens parlamentares, que têm no máximo 14 anos, estudam da 6ª a 8ª séries nas escolas do ensino fundamental da grande João Pessoa.

“É um projeto educativo, os parlamentares aprendem como funciona o Plenário da Assembléia e idealizam projetos junto às comunidades estudantis que podem vir a ser encampados pelos deputados”, informa Carlos Antônio, coordenador do Parlamento Mirim.

São 12 escolas que elegem, em votação direta, três representantes cada. Esses representantes devem escolher o presidente do parlamento. Todos com mandato de 1 ano. Neste ano, foi eleita Pamela dos Santos Medeiros, do colégio Argentina Pereira Gomes, de João Pessoa.O Parlamento existe desde 2003 e foi criado graças a um projeto do deputado Rômulo Gouveia. De acordo com o projeto as escolas públicas e privadas participantes devem incluir na sua programação didática a criação de um calendário eleitoral, a exemplo do que acontece nas campanhas políticas.

Os deputados, que também se reúnem em partidos distintos, se juntam periodicamente nos meses de março, maio, agosto e outubro, sempre na última segunda-feira de cada mês, exceto em outubro, quando as atividades de instalação do Parlamento Mirim deverão coincidir com as festividades alusivas ao Dia da Criança.O Parlamento tem apoio da Unicef.

Notícias relacionadas