Espetáculo "Joanas do Brasil" acontece no Teatro Santa Roza - WSCOM

menu

Entretenimento

17/11/2018


Espetáculo “Joanas do Brasil” acontece no Teatro Santa Roza

Foto: autor desconhecido.

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), por meio do seu Curso de Teatro, apresenta neste sábado (17) e domingo (18), o espetáculo “Joanas do Brasil”. Sob direção geral de Roberto Cartaxo e musical de Priscilla Cler, entra em cena o grupo do Curso de Teatro da Funesc. As apresentações serão no Teatro Santa Roza, sempre a partir das 20h. A entrada custa R$ 5 (meia) e R$ 10 (inteira).

Joanas do Brasil é um musical fruto da adaptação livre da peça do dramaturgo Paulo Pontes e do compositor Chico Buarque, ‘Gota D’água’, realizada pelo diretor Roberto Cartaxo, junto ao curso de teatro da Funesc.

A peça original foi encenada em 1975, sob a direção de Gianni Ratto e direção musical de Dory Caymmi, tendo em seu elenco Bibi Ferreira, no papel de Joana, Roberto Bomfim e Oswaldo Loreiro, que interpretaram Jasão, além de Luis Linhares, Norma Sueli, dentre outros.

Esse espetáculo, Joanas do Brasil, retrata o sofrimento da mulher que vive nas áreas mais marginalizadas e que se entrega ao amor, dando suas forças para construir o homem que ama, mas que a trocará por outra de família mais abastada.

Joana, uma mulher do povo, a mulher traída, que amava quem a trocou por uma oportunidade de ascensão social, não é uma, ela se faz representar por várias mulheres, as vozes que não calam, mas que gritam, se inquietam e reagem, levando ao ápice do espetáculo, a tragédia, simbolizando a voz que resta, a última gota de esperança derramada.

Jasão, um homem novo, boêmio, que foi forjado por Joana, que o encontrou nas ruas, sem rumo e que transportou para ele sua ambição e coragem de enfrentar o mundo, vê o seu samba ganhar fama nas rádios, incentivado por sua mulher, e seu nome ser reconhecido, momento no qual troca Joana pela filha de um abastado senhor, não por amor, mas por ambição.

Dando corpo ao espetáculo, a música, a dança, a iluminação e o cenário completam os elementos necessários para envolver o espectador, e trazê-lo a vivenciar a dor das Joanas, fruto de um amor não correspondido e da ambição de seu amado, que a leva a soltar a última voz que lhes resta. Essa montagem fará o espectador refletir sobre as diferenças sociais, além de problemas éticos e morais que se fazem presentes na sociedade, independente do momento histórico em que se esteja.

Ficha Técnica:
Direção-Geral: Roberto Cartaxo
Direção Musical: Priscilla Cler
Coreografia: Ana Soares
Arte: Hugo Salvador

Cenário e Figurino: Rogério Estevão da Silva
Iluminação: Marcos Barreto
Elenco: Bárbara Azevedo, Juliana Moreira, Priscila Azevedo, Hellen H, Luísa Thó, Tâmisa Formiga, Tayane Andrade, Tereza Raquel Carvalho, Marcela Almeida, Gerlane Ruth, Nezilma Tavares, Lucas Queiroga, Márcio Paz, Hugo Salvador, Felipe Marrocos e Eduardo Carvalho.

CURSO DE TEATRO DA FUNESC – Há quase 30 anos, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba oferece esse curso de teatro com objetivo de iniciação teatral. O curso foi idealizado por Roberto Cartaxo e hoje é coordenado pela atriz Suzy Lopes. Tendo como professores Humberto Lopes, Nyka Barros e Priscilla Cler.