Especialista em desenvolvimento pelo Google dá aulas em pós do Unipê - WSCOM

menu

Paraíba

22/05/2018


Especialista em desenvolvimento pelo Google dá aulas em pós do Unipê

Foto: autor desconhecido.

Uma especialista em desenvolvimento certificada pelo Google vai participar como professora da especialização em Desenvolvimento de Aplicações e Jogos para Dispositivos Móveis do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê. Ana Paula Batista, que é Google Developer Expert, vai ministrar o módulo “Design Thinking, Usabilidade eUser Experience (UX)” da pós-graduação.

Segundo ela, o conteúdo proposto vai proporcionar aos estudantes uma reflexão sobre a importância de se levar em consideração os limites humanos. “De memória, percepção e atenção, bem como antecipar erros que podem acontecer e estarem prontos para eles, trabalhando com as expectativas e habilidade daqueles que irão utilizar o jogo”, explanou Ana.

Nessa perspectiva, uma atividade que os alunos poderão vir a aplicar em um trabalho prático que vão desenvolver é a pesquisa com usuários. No módulo, Ana pretende utilizar técnicas a fim de projetar o que poderia ser mais próximo da realidade dos jogadores. “Para que seja uma boa experiência, considerando também inputs de tecnologia e negócios”, justificou.

O que é Design Thinking e User Experience?

Design Thinking é um framework criado pela empresa IDEO que sistematiza um modelo criativo para resolução de problemas baseado no usuário e suas necessidades. “Ele é amplo e tem suas aplicações em diversos setores, desde negócios até educação”, apresentou Ana Paula Batista.

Já User Experience – ou Experiência do Usuário – é uma característica de qualquer solução. “A experiência vai existir quer você queira, quer não”, disse Ana.

Os conceitos, segundo a professora, serão trabalhados na especialização de forma que os estudantes tenham um contato mais próximo com o que são. Isso vai acontecer por meio de “pequenas pílulas de conteúdo e muito trabalho prático”, comentou a Google Developer Expert.

Conceitos diferenciados para Jogos e Mobilidade

Para Ana Paula, o envolvimento do usuário no processo de desenvolvimento de jogos e apps já é algo essencial para os profissionais. Para conseguir atingir um público maior de usuários e garantir o sucesso do produto, os desenvolvedores e publicadores precisam dessa ótica em mente.

Os conceitos, segundo ela, auxiliam na “assertividade da tomada de decisão e antecipa problemas, reduzindo, portanto, custos de desenvolvimento”, argumentou.

“É um mindset que prepara o aluno para o desenvolvimento também em outras plataformas”, garantiu Ana Paula Batista.

Mobilidade e Jogos no Unipê

As áreas exploradas pela especialização, como Aplicações Mobile, Jogos e IoT, ampliam as oportunidades de contratação, atuação e empreendedorismo na construção de soluções para dispositivos móveis, afirma o professor Rodrigo Fujioka, coordenador da especialização do Unipê.

“Nesse curso, o aluno sai com formação em Desenvolvimento Mobile para Android (Kotlin e Android) e iOS, além de uma sólida formação no Desenvolvimento de Jogos com Unity e Construct 3D. Para atrair empresas, precisamos gerar mão de obra qualificada”, disse o docente.

Outras especializações que tiveram matrizes atualizadas e são atuais, numa visão de tendências futuras, são: oMBA em Arquitetura e Soluções de TI e a Especialização em Desenvolvimento de Aplicações para Web. “Os cursos comprovam que o que é oferecido é o que é buscado pelo mercado”, salientou o professor.