Escola do Legislativo da CMJP vira modelo para outras Câmaras Municipais - WSCOM

menu

Paraíba

20/09/2017


Escola do Legislativo CMJP vira modelo

AVANÇOS

Foto: autor desconhecido.

Com quase dez anos de existência, a Escola do Legislativo Professor Celso Furtado, da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), está servindo de modelo para outras casas legislativas. Na manhã desta quarta-feira (20), representantes da Câmara Municipal de Paulista, da Região Metropolitana de Recife (PE), visitaram o Poder Legislativo pessoense para conhecer de perto o funcionamento e a estrutura do órgão.

O presidente do Legislativo de Paulista, vereador Fábio Barros (PSB), foi recebido pelo presidente da CMJP, vereador Marcos Vinícius (PSDB). A visita, por volta das 9h30, na Sala de Reuniões do Gabinete da Presidência, foi acompanhada pelos vereadores João Corujinha (PSDC) e Lucas de Brito (PSL/Livres); pelo diretor-geral Carlos Santos; e pelo presidente da Escola do Legislativo, Paulo Eduardo Sá Barreto.

“Lá em Paulista, estamos promovendo mudanças na casa, criando mecanismos de aproximação com a sociedade. E a Escola do Legislativo é um desses instrumentos”, explicou Fábio Barros, que veio a João Pessoa acompanhado pelo controlador-geral, Emanuel Meireles Omemo, e da assessora Stefany Siqueira. “Por isso estamos aqui para conhecer este órgão da Câmara, que tem demonstrado um bom funcionamento e exemplo para nós”, completou Fábio Barros.

“Estamos à disposição. E vamos colaborar no que for possível. Podemos passar toda a nossa experiência”, ressaltou o presidente Marcos Vinícius. “Estamos interessados no formato do trabalho desenvolvido aqui na Paraíba, como ela funciona, o que tem dado mais certo e principalmente o custo benefício”, voltou a afirmar o presidente da Câmara de Paulista.

A Escola do Legislativo da CMJP foi criada por meio da Resolução 27, de 19 de junho de 2008, e recebeu o nome de Escola do Legislativo Professor Celso Furtado. Desde então, vem pautando sua atuação na busca da capacitação dos servidores da Casa e no desenvolvimento de projetos que visem levar conhecimento das ações do parlamento aos cidadãos.

A Escola do Legislativo tem como foco desenvolver atividades dentro de quatro programas específicos: Programa de Capacitação Profissional, Programa de Capacitação de Agentes Políticos, Programa de Aproximação do Legislativo aos Ensinos Fundamental e Médio; e Programa de Parceria da Câmara Municipal de João Pessoa com o Ensino Superior. Sua missão é contribuir para o aperfeiçoamento do Poder Legislativo, fortalecer seus laços com a sociedade, propiciar formação política e educação para cidadania.
 

Notícias relacionadas