'Episódio precisa gerar salto de consciência', diz Caetano Veloso - WSCOM

menu

Brasil & Mundo

03/09/2018


‘Episódio precisa gerar salto de consciência’, diz Caetano Veloso

Caetano Veloso, Luciano Camargo, Ana Vilela e outros artistas usaram suas redes sociais para falar sobre tristeza com a perda do patrimônio histórico

Foto: autor desconhecido.

Caetano Veloso, Luciano Camargo, Susana Vieira, Bruna Marquezine, Ana Vilela e outros famosos usaram suas redes sociais para lamentar a destruição do Museu Nacional, na Zona Norte do Rio, na noite deste domingo (2). Um incêndio de grandes proporções atingiu a instituição, que completou 200 anos em 2018 e tinha um acervo de 20 milhões de itens. O museu sofria com falta de reformas e enfrentava problemas de orçamento.

Veja abaixo a repercussão do incêndio:

Caetano Veloso, cantor, via Instagram

“Manifestamos nosso luto e solidariedade pela tragédia do Museu Nacional. Esse episódio precisa gerar um salto de consciência em toda a sociedade pelo fim do descaso com a preservação da arte e da cultura no Brasil. Muitos equipamentos e instituições públicas correm o mesmo risco. Não podemos permitir a destruição do nosso Patrimônio histórico”.

Luciano Camargo, cantor, via Instagram

“Tragédia anunciada por conta do descaso que ele sofreu tantos anos…”

Monica Iozzi, atriz e apresentadora, via Instagram

“Que tragédia. Estou estarrecida e me perguntando que futuro tem um país que não cuida da própria história”.

Luana Piovani, atriz, no Instagram

“Sem futuro e o descaso vai nos deixar, também sem passado”

Ana Vilela, cantora, via Instagram

“Descaso. A história cada vez importa menos. O museu mais antigo do país, e todo o seu acervo queimando e apagando o que importa de verdade. Mas afinal, o que é que importa de verdade, não é? Que retrato infeliz, Brasil. L U T O”

Paula Braun, atriz, via Twitter

paulinhabraun

@PaulinhaBraun

Não consigo nem falar da perda do acervo do museu nacional. É pior ainda é ver TODOS (ou quase???) os políticos falando MERDA tentando tirar proveito da situação. Eu quero que queimem. De verdade.

paulinhabraun

@PaulinhaBraun

Não tem culpado não! É essa cultura de merda do brasileiro que prefere sediar a copa do que cuidar das próprias riquezas e da própria história. Acho melhor privatizar tudo mesmo. Entrega que os gringos vão cuidar melhor.

Astrid Fontenelle, apresentadora, via Instagram

“Uma tragédia para a História, a Cultura e a Ciência. Os três andares do palácio abrigam um acervo de 20 milhões de itens, incluindo documentos da época do Império; fósseis (o mais antigo do Brasil e que essa semana Gabriel estudou na escola); coleções de minerais; e a maior coleção egípcia da América Latina. Trata-se da instituição científica e do museu mais antigos do Brasil, tendo em maio último completado 200 anos. A visitação média mensal é de 5 a 10 mil pessoas. Eu me somaria a esse número esse ano!!! Um crime!!! E vem aí 20 anos sem investimento na área da educação…. Indo dormir arrasada”.

Sophie Charlotte, atriz, via Instagram

“Meu coração está tão apertado! Cresci aprendendo a amar o Museu Nacional. E agora sei que meu filho não vai poder compartilhar dessa história. Além de tantas faltas que estamos vivendo como brasileiros, estamos hoje ficando muito mais pobres de história e cultura”

Victor Chaves, cantor, via Instagram

“Um claro sinal para a reflexão sobre quem possa nos representar com gestos e palavras que priorizem paz, amor, cultura, sensatez, conhecimento e humanidade. Se ainda não se sabe quem possa nos representar, é bom que se pense em quem não deve nos representar. Tristeza pelo Museu Nacional”.

Susana Vieira, atriz, via Instagram

“Minha solidariedade a todos os trabalhadores e pesquisadores e cuidadores desse Museu”.

Letícia Colin, atriz, via Instagram

Ísis Valverde, atriz, via Instagram

Cauã Reymond, ator, via Instagram

Camila Pitanga, atriz, via Instagram

Glenda Kozlowski, apresentadora, via Instagram

“Tristeza. Infelizmente, o retrato do Brasil. Um país que não da o menor valor a sua história e aos seus. Descaso total. Uma vergonha completa”.

Mariana Ximenes, atriz, via Instagram

“Que tristeza! Como disse @leoaversa: “Não satisfeitos em acabar com o futuro estamos destruindo o passado”.

Daniela Mercury, cantora, via Instagram

“São 200 anos de história, da nossa história. 20 milhões de itens transformados em cinzas. E não foi uma fatalidade. O que aconteceu no Museu Nacional do Rio de Janeiro foi um crime. Um crime contra o Brasil. Repito: não foi uma fatalidade. Pra que cultura? Pra que educação? Qual a importância da nossa história? Porque permitimos que isso aconteça? Temos que cobrar todas as respostas para essa tragédia. Temos que responder também. Pense aí: Uma construção que abrigou a família real, um museu nacional. Acorda, Brasil”.

Alexandre Nero, ator, via Instagram

Patrícia Poeta, apresentadora, via Instagram

“O Museu Nacional era a instituição científica mais antiga do país. Lá estavam a múmia de Dom Pedro, peças da monarquia brasileira, o mais antigo fóssil humano e o maior meteorito encontrado por aqui, entre tantas outras… Uma parte irreparável da nossa história se foi pelo ralo. E o mais triste: os próprios cientistas alertavam há anos sobre a falta de manutenção e as péssimas condições do museu. Uma tragédia anunciada. Nada se fez”.

Bruna Marquezine, atriz, via Instagram

“Tragédia sem precedentes, mas também tragédia anunciada. Fruto do descaso e da negligência do nosso governo. Uma perda imensurável pra história e pra ciência do nosso país”.

G1