Enchentes: FNE renegocia dívidas com empreendimentos afetados - WSCOM

menu

Paraíba

19/05/2008


Enchentes: FNE renegocia dívidas com

Entrou em vigor este mês a autorização do Ministro Geddel Vieira Lima para que os empreendimentos afetados pelas enchentes no Nordeste, este ano, possam renegociar suas dívidas junto ao Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

Por meio do Programa Emergencial do FNE para Recuperação das Atividades Econômicas Atingidas pelas Inundações de 2008, operacionalizado pelo Banco do Nordeste (BNB), poderão ser regularizadas dívidas, com a prorrogação do vencimento de prestações de operações rurais e dos demais setores, cujos empreendimentos estejam localizados em municípios em situação de emergência ou em estado de calamidade pública, reconhecidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Também foi autorizada uma linha de crédito emergencial com recursos do FNE para beneficiar produtores rurais, empresas, associações e cooperativas prejudicados pelas inundações. Os pedidos de crédito e de renogiação de dívidas devem ser feitos junto ao BNB até o dia 31 de julho deste ano.

Segundo o último balanço do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), da Secretaria Nacional de Defesa Civil, a partir de março deste ano 385 municípios decretaram situação de emergência por causa de desastres provocados por fortes chuvas que atingiram principalmente os Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Piauí e Pernambuco.