Encceja será aplicado em duas novas cidades no exterior - WSCOM

menu

Brasil & Mundo

05/06/2018


Encceja será aplicado em duas novas cidades no exterior

Exame será aplicado em setembro em 17 cidades de 12 países

Foto: autor desconhecido.

Duas novas cidades receberão a aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos Residentes no Exterior (Encceja Exterior) 2018: Roma (Itália) e Roterdã (Países Baixos). Ao todo, o exame será aplicado em 17 cidades localizadas em 12 países ao redor do mundo. As inscrições poderão ser feitas entre 25 de junho e 9 de julho de 2018, por brasileiros que residam no exterior e que não tenham terminado os estudos no tempo regular.

Será aplicada em 16 de setembro a prova Encceja 2018, tanto no turno matutino quanto vespertino, das 8h às 12h e das 14h às 19h, no horário local de cada cidade. “É uma oportunidade para as pessoas que não têm condições de fazer uma aceleração conseguirem a certificação do ensino médio ou do fundamental. O Encceja é uma prova bastante ampla em termos de leitura. Então, é importante para o aluno se preparar e alcançar o resultado que deseja”, afirma Elisângela Morais Fernandes, responsável pela modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Colégio Araguaia.

Embora seja aplicado fora do Brasil, também é permitido ao participante que esteja no exterior a utilização dos resultados para a emissão da declaração parcial de proficiência e do certificado de conclusão do nível de ensino (fundamental ou médio). Nestes casos, a expedição dos documentos será feita pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) e pelo Colégio Dom Pedro II.

Saiba mais: Enem x Encceja: certificação do ensino médio

Saiba mais: confira o edital e a data da prova do Encceja Nacional

Elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Encceja Exterior está alinhado à legislação vigente do ensino fundamental e do ensino médio além de ser estruturado a partir da Matriz de Competências e Habilidades de cada nível de ensino.

Inscrição no Encceja Exterior 2018

A inscrição no Encceja deve ser feita exclusivamente pela internet com o número de CPF a ser expedido no documento de certificação ou de proficiência. O atendimento especializado ou específico deve ser sinalizado no ato da inscrição.

Os critérios para de idade são os mesmos do Encceja Nacional: os participantes que realizarão as provas do ensino fundamental devem ser maiores de 15 anos e, entre os participantes do ensino médio, maiores de 18 anos. O limite é a data de aplicação do exame.

 

Cronograma Encceja Exterior 2018

ENSINO FUNDAMENTAL
Manhã (8h às 12h, horário local)

– Ciências Naturais
– Matemática

 

Tarde (14h às 19h, horário local)

– Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação
– História e Geografia

ENSINO MÉDIO
Manhã (8h às 12h, horário local)

– Ciências da Natureza e suas Tecnologias
– Matemática e suas Tecnologias

Tarde (14h às 19h, horário local)

– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação
– Ciências Humanas e suas Tecnologias

 

Ascom Educa Mais Brasil