Empresários esperam definição de aumento do ônibus nesta 3ª; sistema ficará em a - WSCOM

menu

Economia & Negócios

10/10/2005


Empresários esperam definição de aumento

Os empresários de ônibus de João Pessoa acreditam que a definição do preço da tarifa de transporte coletivo acontecerá nesta terça-feira. Temendo reação depois do anúncio do aumento – em especial por parte dos estudantes – o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes, Mário Tourinho, antecipou que o setor funcionará em alerta.

‘Acreditamos que as manifestações são democráticas, mas não podem conturbar a ordem nem impedir o direito de ir e vir’, defendeu Tourinho. ‘Vamos estar em alerta’, confirmou.

O anúncio deve acontecer durante reunião marcada para a manhã desta terça-feira, na sede do STTrans. Além dos empresários, também participam da reunião representantes dos usuários – entre os quase os estudantes, que já anteciparam em nota mobilização para protestar contra o reajuste.

Os empresários apresentaram planilha de custos e pediram que a tarifa passe dos R$ 1,30 atuais para R$ 1,56.

‘Nós jogamos as cartas na mesa e é isso o que nossas planilhas pedem’, explicou Tourinho, que questiona: ‘Estranho que recentemente, quando houve aquele aumento absurdo do óleo diesel, ninguém tenha saído as ruas para protestar’.

O prefeito Ricardo Coutinho já manifestou que será difícil não conceder reajuste. Mas prefere que o valor seja determinado pelos técnicos, com base na análise das planilhas de custos apresentadas pelas empresas. Pelos cálculos da superintendente da STTrans, Aracilba Rocha, o aumento só passará a vigor em novembro.