Em encontro da UNE, Lula se emociona ao falar de programa social - WSCOM

menu

Brasil & Mundo

16/07/2009


Em encontro da UNE, Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quase chorou hoje durante encontro dos estudantes do ProUni (Programa Universidade para Todos), em evento do Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes).

Lula chegou a se emocionar ao falar do programa “Luz para Todos”, que leva energia para áreas rurais e carentes. Embargou a voz e parou seu discurso para beber água quando lembrava da história de uma beneficiária do programa. “Eu peguei o dedo dela e coloquei no interruptor. Quando a luz acendeu, ela me disse: é a primeira vez que eu vejo meu filho dormir”, disse antes de interromper a fala.

O presidente também elogiou o programa Bolsa-Família. “Eu lembro de uma mãe que cortava um lápis ao meio para dar para os dois filhos e que depois de receber o Bolsa Família passou a comprar uma caixa de lápis para cada um.”

Ele ainda reforçou o esforço de implantar o programa de bolsas estudantis. “Quando decidimos criá-lo, sofremos resistência. Diziam que o governo estava passando dinheiro para escolas particulares. Nós sabemos o quanto foi importante a gente construir na área da educação o que estamos colhendo.”

No encontro, Lula emoldurou sua mão em um bloco de cimento, que foi chamado por estudantes de “pedra fundamental” da nova sede da entidade no Rio de Janeiro. O imóvel será levantado no mesmo local onde funcionou a primeira sede da UNE, mas que foi incendiado durante a ditadura militar.

Durante o evento, os estudantes do ProUni entregaram uma carta ao presidente com sugestões regionais de alterações ao programa. “A carta foi debatida nas reuniões da entidade e é assinada por todos os alunos do programa”, disse Lúcia Stumpf, presidente da UNE.

Notícias relacionadas