Elenco para a Paixão de Cristo será selecionado sábado e domingo no Santa Rosa - WSCOM

menu

Entretenimento

03/03/2006


Elenco para a Paixão de

O elenco para da peça ‘Cordel da Paixão de Deus’ começara a ser selecionado neste sábado, 4 e domingo, 5, a partir das 8h, nos porões do teatro Santa Rosa, é o que informa o diretor de teatro Duílio Cunha, escolhido para montar o espetáculo. Para compor o elenco, serão selecionados 10 crianças e 50 adultos, sendo 30 atores e 20 atrizes, entre eles estão os que vão interpretar os quatros narradores evangelistas (São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João). O espetáculo será encenado durante a Semana Santa (entre os dias 12 e 16 de abril), na Praça Dom Adauto, no Centro de João Pessoa.

Os artistas retardatários, que não participarem dos testes deste final de semana, terão a oportunidade de concorrer na última seleção que está marcada para a próxima quarta-feira (8). Os ensaios já começam na próxima semana no pátio do conventinho, anexo à Igreja São Frei Pedro Gonçalves, no Centro Histórico.

O texto da peça ‘Cordel da Paixão de Deus’ de autoria do dramaturgo Tarcísio Pereira foi construído em versos de cordel e, agora, sob o olhar do teatrólogo Duílio Cunha, vai ganhar uma diversidade de anunciações: ora apresentado através de aboios, repentes, cantorias, ou ainda emboladas de coco e cantos de ladainha.

“O texto já tem uma riqueza que é o lado poético muito forte.Vou apenas acentuar isso retomando uma riqueza musical própria do universo da cultura popular, que ainda será acrescido do resgate dos nossos cantos de via-sacra, romarias, procissões e cortejos de brincantes, a serem executados ao vivo por um coral, devidamente acompanhado de um grupo de música erudita/popular, que também será responsável pela trilha incidental do espetáculo”, comentou Duílio.

Considerando a tradição cristã, os quatros evangelistas serão lembrados através de formas representativas: Marcos representado pelo Leão, Lucas configurado na forma de Touro, João será lembrado nas feições da Águia e Mateus simbolizado através do Homem. Todos eles serão signos trazidos à cena.

O texto será apresentado sob a ótica dos romeiros, a partir da narração dos quatro evangelistas que conduzem a ação dramática apresentando as principais passagens da vida do Cristo a uma legião de romeiros que ouvem as histórias da vida de Jesus. Paralelamente, as cenas vão se constituindo como fruto do imaginário dessa gente de fé incondicional.

Estrutura – Para o “Cordel da Paixão de Deus”, a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) vai montar na Praça Dom Adauto uma estrutura em formato de um teatro de arena, com público nos quatros lados. De dentro do espaço cênico da arena, o diretor da peça vislumbra uma grande ‘mandala’ de tecido e o uso de estandartes que contribuirão para dimensionar o caráter simbólico da representação.

Cerca de 200 pessoas participarão do espetáculo, entre atores, figurantes, assistentes, produtores, técnicos de som e luz, entre outros. Durante os cinco dias de apresentação, a organização do evento espera atrair, mais uma vez, um público estimado em 30 mil pessoas, como aconteceu no ano passado. As pessoas assistirão ao espetáculo sentadas e bem acomodadas em arquibancadas montadas em praça pública.

Mais informações podem ser obtidas na Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) – situada na Praça Antenor Navarro, 6, no Varadouro – ou pelos telefones (83) 3218.9812 / 3218.9813.

Notícias relacionadas