Eleitores se queixam de mudanças nos locais das seções - WSCOM

menu

Política

07/10/2018


Eleitores se queixam de mudanças nos locais das seções

Foto: autor desconhecido.

Portal Correio recebeu, nos primeiros instantes da votação deste domingo (7), algumas queixas de eleitores relacionadas a mudanças nos locais das seções eleitorais na Paraíba.

Segundo o presidente da Comissão de Auditoria do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Adilson Fabrício, além das informações já divulgas previamente na mídia, nas seções eleitorais que estavam funcionando anteriormente há um aviso do TRE-PB informando o novo endereço.

“Algumas seções foram trocadas de local, por vários motivos. O colégio está em reforma, houve uma junção de uma seção eleitoral com outra, mas todas essas alterações foram divulgadas amplamente na imprensa. O eleitor deve ter tomado conhecimento. Como a gente sabe que no Brasil muita gente deixa as coisas para última hora, pode acontecer de o eleitor chegar ao seu local de votação e a seção ter sido transferida”, explicou Adilson.

Recomendações

O presidente da Comissão de Auditoria do TRE-PB indica que todas as informações sobre locais de votação podem ser conferidas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “As reclamações acontecem, mas, infelizmente por falta de atenção do próprio eleitor”, declarou Adilson, que também citou a utilidade do aplicativo e-Título, através do qual, dentre suas funcionalidades, é possível se ver um mapa indicativo dos locais de votação.

Em virtude do grande número de buscas no site do TSE, também há relatos de congestionamentos na rede e mau funcionamento do serviço.

Rezoneamento

Outro detalhe que pode estar causando confusão entre os eleitores é o rezoneamento que foi feito pelo TRE-PB. Conforme o tribunal explicou no início deste ano, a iniciativa “primou pelo equilíbrio entre as zonas, maior capilaridade e menor prejuízo para o eleitor”. Na prática, o que pode acontecer é o seguinte: o eleitor pode até permanecer votando no mesmo local de anos anteriores. No entanto, os números atuais correspondentes à zona eleitoral e seção podem ser diferentes.

Correio