Eleições 2018: CORECON oferece projeto de desenvolvimento para a Paraíba - WSCOM

menu

Paraíba

04/05/2018


Eleições 2018: CORECON oferece projeto de desenvolvimento para a Paraíba

O objetivo é contribuir na solução dos problemas socioeconômicos dos paraibanos

Foto: autor desconhecido.

UM PROJETO PARA A PARAÍBA

Rômulo Soares Polari

Professor e Ex-Reitor da UFPB

O CORECON/PB vai oferecer à sociedade um Projeto de Desenvolvimento para a Paraíba (PDPB/2019-2022). Trata-se de um conjunto de propostas para debate nas eleições deste ano, especialmente para o Governo do Estado. O objetivo é contribuir na solução dos problemas socioeconômicos dos paraibanos.

O Grupo de Trabalho do PDPB/2019-2022 conta com especialistas em desenvolvimento econômico e projetos públicos. A coordenação é exercida pelo presidente do CORECON/PB, Carlos Pinto Mangueira, e por mim. O Grupo vem desenvolvendo competentes estudos e discussões sobre o ideário básico do Projeto.

O conteúdo do Projeto será elaborado com grande participação social e de órgãos especializados. É indispensável contar com a mídia, dirigentes empresariais, trabalhistas e políticos, intelectuais e cientistas. O Grupo de Trabalho está aberto a contribuições dos economistas e profissionais de todas as áreas de conhecimento.

O CORECON já realizou a conferência O Desenvolvimento da Paraíba no Contexto Nacional e Mundial, no dia 12.04.18, no SINDUSCON/JP, por mim proferida. Pretende apresentar e discutir o tema nos TCE, ALPB, MPF/MPB, JF/JPB, CMJP, CMCG, FIEPB, FECOMÉRCIO, FAEPA, FETAG/CUT e CREA/CRC/CRA.

O PDPB/2019-2022 primará por concepções, propostas e ações originais e inovadoras. O ponto de partida é o diagnóstico objetivo da realidade socioeconômica estadual. Essa inciativa do CORECON não tem vinculação ou viés político-partidário, mas espera que os seus resultados possam servir indistintamente a todos os partidos. 

Não é difícil ver os grandes problemas da Paraíba: a) perda de posição de sua economia, da 4a a 6a maior no Nordeste; b) aumento dos desequilíbrios socioeconômicos entre suas regiões e c) insuficientes condições de emprego, educação, saúde, segurança, habitação, saneamento e mobilidade urbana da sua população.

A solução não é simples. A condição necessária e suficiente é o crescimento econômico sustentável a altas taxas. Isso requer uma forte reestruturação da economia paraibana, com aumento do peso das atividades privadas e dos setores agropecuário, industrial e serviços modernos. As políticas públicas têm que ter como foco as estrutura produtiva, cadeia turística, infraestrutura e educação básica pública de qualidade.

As colaborações de instituições e profissionais são bem-vindas. O Portal WSCOM, fiel à sua luta pelo progresso da Paraíba, vai abrigar o andamento do Projeto e seus resultados parciais e finais. Afinal, vamos definir caminhos e ações para o desenvolvimento do nosso Estado, no contexto nacional e da globalização e sociedade do conhecimento. As parcerias e interlocuções agregarão competência às propostas tornando-as mais realistas, exequíveis e eficazes.