Elefante da Torre homenageia personalidades nesta sexta - WSCOM

menu

Expressão Corporal

27/02/2014


Elefante homenageia personalidades

folia

Foto: autor desconhecido.

{arquivo}A Agremiação Carnavalesca "Elefante da Torre", fundada em fevereiro de 1996 vem preservando a cultura de nossos ancestrais. O produtor musical e carnavalesco, Flauber Santos, diretor presidente da agremiação, destacou a importância de manter viva a luta pela cultura no bairro da Torre e em toda cidade de João Pessoa.

O bloco todo ano homenageia personalidades da cultura, da educação, do esporte e dos movimentos sociais.

Este ano serão homenageados:

O charadista e cartunista  Luzardo Alves, filho de Jaguaribe, por todos seus serviços prestados nacionalmente e regionalmente, desde a revista Cruzeiro, jornal de Pernambuco, o jornal O Norte, jornal o Já e colocando suas charges no Ponto Cém Réis por onde passam diariamente milhares de pessoas.

A cantora e compositora paraibana, Marta Nascimento por todos seus serviços prestados à cultura popular retratada em suas músicas, o amor e todos os problemas sociais vigentes.

O desportista, Ailton Cavalcante da Torre, presidente da federação paraibana de futebol de areia.

A professora universitária da UEPB, Lourdes Sarmento pela sua participação permanente nas lutas sociais que abrange o movimento social, político e cultural do estado da Paraíba.

Os sindicalistas: Arimatéia França diretor da CUT-PB e Uyramir Veloso diretor da FETASP-PB vêm apoiando diversos movimentos sociais e culturais por todo estado da Paraíba a mais de 30 anos.

Durante a solenidade será realizado mais uma vez o show coletivo "Canta Paraíba" no Restaurante  Feijão de Corda, situado na Av. Juarez Tavora, 583 – Torre, em frente ao MÁXIMO EMPRESARIAL

O show acontecerá com os músicos convidados: Gil de Rosas, Bombinha, Rafael Araújo, Rubinho, Junho Targino, Clementino Lins, Totonho, Deo Nunes, com  participação especial da cantora e compositora, Marta Nascimento uma das homenageadas.


O show será  a partir das 11hs30, a entrega das comendas aos homenageados de 2014 será às 15hs00 e o término do show coletivo ocorrerá às 16hs00.


A concentração do bloco para os foliões acontece às 18h com a orquestra Tambaú de Frevo do Maestro Zé Erinaldo e o Trio Elétrico com o símbolo do bloco. A saída está prevista para às 21h30.

História

{arquivo}A Agremiação Carnavalesca Elefante da Torre surgiu em fevereiro de 1996 idealizando homenagear as pessoas e personalidades do bairro por entender que desde a época que nasci existia uma cultura muito forte em nossa comunidade e estas pessoas que produziam nossa cultura foram falecendo ou se mudando para outros bairros e conjuntos habitacionais da cidade sem terem mais condições de permanecerem no nosso bairro por causa do desenvolvimento econômico e social. 


As primeiras homenagens foram feitas em sua fundação para LINDEMBERG HONORATO DA SILVA, trabalhador mecânico, percussionista e músico da batucata "Aristocrata do Samba". Este homenageado faleceu em abril de 2013 e para o Sr. Vinícios Costa, fundador da Agremiação Carnavalesca "Bandeirantes da Torre", fundada em 1949 e fundador do clube "Tiradentes Futebol Clube", em 1949. Portanto, a nossa ideia é resgatar, preservar a nossa cultura popular da Torrelândia-João Pessoa-PB.


O bloco fez uma homenagem já no seu primeiro ano em que saiu pelas ruas da Torre, um minuto de silêncio na porta da sede dos Bandeirantes da Torre.
Este ano de 2014 o bloco fará uma homenagem especial a Nau Catarineta da Torre "A Barca da Torre", fundada em 1903. Os seus fundadores foram: Cícero Campos e Luis Gago da Torre.