Elas Venceram: Matéria de Capa da 53ª edição da Revista NORDESTE - WSCOM

menu

Paraíba

13/04/2011


NORDESTE: mulheres que venceram o câncer

esperança

Foto: autor desconhecido.

A matéria de capa da 53ª edição da Revista NORDESTE mostra a luta das mulheres contra o câncer de mama. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, só em 2010 foram estimados mais de 49 mil novos casos. No nordeste, a proporção é de aproximadamente 30 novos casos a cada 100 mil habitantes.

Para a especialista em Diagnóstico por Imagem, “o câncer de mama é o mais incidente, o mais devastador e o que mais mata mulheres do mundo. E, mais grave, as estatísticas oficiais estão muito abaixo do número real de casos”.

A Revista Nordeste conversou com três mulheres que conseguiram superar este drama e subverteram a lógica do câncer. Uma delas é a professora Elisa Gonçalves que, aos 41 anos sentiu um nódulo ao fazer o auto-exame. “Senti que era um câncer. Não foi um susto, foi um ‘tem um grande problema aí pra eu resolver’. Só que eu adiei. Foi uma bobagem, poderia ter custado minha vida”, conta.

Outra personagem é Neuza Torres, uma senhora de 70 anos que soube, por intermédio dos filhos, o resultado dos exames. Já a assistente social Francineide Lucena conta que, se não fosse sua insistência, não teria descoberto que o que a princípio foi considerado por médicos de dois estados apenas como um simples nódulo, era um câncer já numa faze intermediária e com risco de metástase.

A matéria, escrita pelo jornalista Henrique França, está na mais recente edição da Revista NORDESTE.

Notícias relacionadas