Educação Física Escolar, Recreação e Lazer são temas de pós - WSCOM

menu

Paraíba

01/08/2018


Educação Física Escolar, Recreação e Lazer são temas de pós

Professor e aluna contam experiências no Unipê

Foto: autor desconhecido.

Hoje, já se sabe que recreação é algo indispensável para o crescimento saudável das crianças e adolescentes. Assim, longe de ser apenas um divertimento descompromissado, as atividades lúdicas e brincadeiras podem ser, também, um poderoso instrumento educacional. No Centro Universitário de João Pessoa – Unipê, a especialização em Educação Física Escolar, Recreação e Lazer oferece uma capacitação profissional com as mais modernas ferramentas didático-pedagógicas para o dia a dia profissional.

Bacharela e licenciada em Educação Física, Daniela Albuquerque procurou uma especialização e acabou escolhendo a ofertada pelo Unipê. Segundo Daniela, a pós abrange todos os aspectos necessários para exercer o magistério eficientemente, dentro e fora da escola. “Ela contribui com informações detalhadas que não recebemos no período da graduação”, comentou a profissional.

Professor escolar e professor recreativo fora do colégio. Daniela considerou como importantes esses pontos abordados durante a especialização. Para ela, a especialização é indicada especialmente para quem quer seguir carreira nessas áreas e desenvolver habilidades de forma segura e eficiente.

Da educação infantil até o término do período escolar, Daniela diz que tem entendido os detalhes da Educação Física Escolar. “A pós tem me ajudado a entender, passo a passo e com detalhes, tudo que tenho que passar para os alunos, tendo em vista as atividades desenvolvidas no processo de desenvolvimento cognitivo-social”, colocou a profissional.

Como se especializar em Educação Física Escolar, Recreação e Lazer?

Para atuar na área, o profissional deve ter um conjunto de competências e habilidades. “Esse conjunto passa, necessariamente, pela sua própria sensibilidade em perceber o gosto do público com o qual ele está lidando, de forma a adequar as atividades programadas”, explicou o coordenador do curso, prof. Marcos Filho.

Para fazer essa adequação, segundo Filho, é necessário que o profissional tenha também conhecimento de diversas técnicas de animação e de intervenção.

“Bem como conhecimentos específicos em atividades físicas, esportes, dança, ginástica, jogos, brincadeiras, entre outros, que serão ofertados por meio da nossa estrutura curricular”, afirmou o coordenador.

Educação Física Escolar, Recreação e Lazer no Unipê

O curso contempla módulos diversos que abrangem desde a psicomotricidade e a aprendizagem motora até adidática da Educação Física Escolar.

Por meio de trocas de conhecimentos, os mestres e doutores da pós repassam experiências práticas de suas áreas, favorecendo pedagogicamente a aprendizagem dos alunos.

As inscrições estão abertas em unipe.br/pos, onde também constam mais informações sobre o curso. Aos concluintes, uma certificação de especialista será emitida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Educação Continuada do Unipê.

Quais são os campos de trabalho para o especialista?

“Com o crescimento do setor de lazer e entretenimento, há um vasto campo de trabalho para o Profissional de Educação Física que deseje atuar na área”, disse o coordenador. Por exemplo, escolas, hotéis e resorts, colônias de férias, cruzeiros marítimos, hospitais, clubes e casas de festa são algumas das possibilidades.