Educação Física do Unipê tem formação em bacharelado e em licenciatura - WSCOM

menu

Paraíba

15/03/2018


Educação Física do Unipê tem formação em bacharelado e em licenciatura

Foto: autor desconhecido.

Atualmente, as diversas especialidades da Educação Física têm vivenciado uma consolidação no mercado. Isso acontece porque, segundo Felipe Brandão, professor coordenador da graduação ofertada pelo Centro Universitário de João Pessoa – Unipê, as pessoas têm notado sua importância para a qualidade de vida em longo prazo e os impactos positivos na saúde.

“A partir de 2013 e 2014, a Educação Física começa a ter outros rumos, pois a população começa a perceber a qualidade de vida com outros olhos, especialmente quando associada a alguma prática esportiva”, disse Brandão. Nas habilitações de licenciatura e bacharelado, a área foi se consolidando na Paraíba e região, também.

“Para os profissionais formados em bacharelado [o mercado] vai continuar bem sólido, pois a cada dia está se inovando, seja em treinamento funcional, treinamento nas praias, ou em qualquer outro espaço ao ar livre, algo que as pessoas têm valorizado bastante”, apontou o docente.

Educação Física no Unipê

Com duas habilitações, bacharelado e licenciatura, a graduação em Educação Física do Centro Universitário dispõe de uma matriz curricular alinhada com as exigências do Ministério da Educação – MEC e com as necessidades do mercado de trabalho, além de ser pensada com base na interdisciplinaridade, para atuação com outros profissionais da Saúde.

“Diariamente, a gente faz análise de mercado: o que é que o mercado está necessitando? o que é que a gente está oferecendo? Além de cumprirmos com as exigências do MEC”, colocou Brandão. “Nós temos uma matriz curricular inovadora. Por exemplo, temos um componente curricular que é um diferencial: Imaginologia e Interpretação de Exames Laboratoriais. Ela vai permitir que o nosso aluno saiba o que existe em um raio-x, exames laboratoriais, de maneira que entenda quem ele está cuidando nas atividades”, explicou.

Na licenciatura, por outro lado, os estudantes de graduação vão ser habilitados para compreender toda a pedagogia que contorna a Educação Física no ambiente escolar e sua importância social e na saúde, disse Brandão, assegurando que ela deve se intensificar ainda mais com os concursos públicos. O coordenador também comentou que o curso tem atividades de pesquisa, monitoria e extensão, que possibilitam maior profissionalização dos estudantes e imersão no meio acadêmico.

Estrutura

A Instituição dispõe de um Ginásio Poliesportivocampos de futebol com padrão da FIFA e salas de musculaçãocom equipamentos de alta qualidade. O curso ainda tem outras estruturas, como um paredão de escalada com 18 metros de altura, uma piscina semiolímpica de 25 metros, uma pista oficial com 400 metros, uma arena para arremesso de pesoscaixa de areia, e uma área para salto em alturabarras e paralelas. Para a formação dos futuros profissionais, o curso ainda conta com o Laboratório de Avaliação Física – LAF – Unipê/SANNY, um equipamento configurado como um dos mais modernos do Nordeste.

Notícias relacionadas