Edna Cordeiro e Sayonara Brasil abrem exposição no Centro Cultural Casa da Pólvora nesta terça - WSCOM

menu

Paraíba

01/03/2018


Edna Cordeiro e Sayonara Brasil abrem exposição no Centro Cultural Casa da Pólvora nesta terça

AnimaCentro – Projeto que tem como objetivo ocupar os espaços históricos revitalizados pela atual gestão com uma programação cultural diversificada em seis polos

A exposição “Reencontro”, que reúne 14 obras das artistas plásticas Edna de Araraquara e Sayonara Brasil, com curadoria do sociólogo Marcus Alves, será aberta nesta terça-feira (6), às 19h, no Centro Cultural Casa da Pólvora, e pode ser vista até o dia 6 de abril. A mostra é promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), e integra a programação do AnimaCentro. A entrada é gratuita.

A paulista Edna de Araraquara e a baiana Sayonara Brasil se conheceram em Nova York e se tornaram grandes amigas. Nesse “Reencontro” em 14 pinturas, oito são de Edna e seis de Sayonara, mas não há uma temática específica.As duas artistas tiveram a liberdade de escolher as obras que integram a exposição, mostrando um pouco de sua produção artística.

Segundo Edna, ela pinta aquilo que sente, seu trabalho é voltado para os lugares que visita. “Eu procuro retratar o que vejo. São paisagens que fotografo de memória, dependendo do lugar onde estou. Como morei muito tempo em Portugal, minha paisagem era muito portuguesa. Agora voltei ao Brasil e estou pintando paisagens brasileiras, como o Pantanal e, claro, Araraquara”, contou.

Sayonara Brasil disse que a pintura é um dos momentos que dialoga com ela mesma e, efetivamente com o universo. “Cada trabalho representa um cosmo, uma semente ascendente por natureza, levam reflexões sobre o passado, presente e sonhos futuros.Talvez extravagantes nas dimensões, mas com certeza um chamamento para olharmos o outro com respeito”, falou a artista.

Para Marcus Alves, “esta exposição tem detalhes que podem ser encontrados nas obras e nas experiências de vida das artistas. Eu não sabia e somente depois de começar a montar o trabalho vi como Edna e Sayonara são intensamente amigas. Tem laços de fraternidade e solidariedade fortes entre as duas. Daí a ideia de um reencontro. Assim a Casa da Pólvora, no Mês da Mulher, promove também este belo encontro entre amigas e irmãs”.

Sayonara Brasil – Nascida em Jequié (BA), Sayonara mudou para Brasília, onde concluiu os estudos, e mora em João Pessoa desde 1991. Expôs em coletivas e individuais em Recife, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, dentre outras cidades brasileiras; e também no exterior, em países como Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Itália, Espanha, Portugal, Suíça e Alemanha. É idealizadora do projeto Catamarã das Artes.

Edna de Araquarara – Nasceu em Araraquara (SP) e teve o primeiro contato com a arte de pintar em 1973, no atelier de Zé Cordeiro – com se casaria – e, no ano seguinte começou a pintar. Nos anos 1980, organizou festivais de arte Naif. Participou de diversas coletivas no Brasil e no exterior, expondo nos Estados Unidos, Portugal, França, Alemanha

AnimaCentro – Projeto que tem como objetivo ocupar os espaços históricos revitalizados pela atual gestão com uma programação cultural diversificada em seis polos: Parque da Lagoa, Praça da Independência, Hotel Globo, Centro Cultural Casa da Pólvora, Casarão 34 e Praça Antenor Navarro.

Serviço
Exposição “Reencontro”

Artisas: Edna de Araraquara e Sayonara Brasil
Local: Centro Cultural Casa da Pólvora (Ladeira de São Francisco, s/n – Centro)
Dia: Terça-feira (6), abertura
Hora: 19h
Entrada gratuita

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Notícias relacionadas