Dutra vai renunciar ao comando do PT por problemas de saúde - WSCOM

menu

Política

27/04/2011


Dutra vai renunciar ao comando do PT

Doente

Foto: autor desconhecido.

O presidente do PT, José Eduardo Dutra, vai renunciar ao cargo na próxima sexta-feira (29) por problemas de saúde. O mais cotado para substituí-lo é o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE).

Licenciado do comando petista desde 22 de março, Dutra disse ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que anunciará sua saída na abertura da reunião do Diretório Nacional do PT, que ocorre no fim de semana. A troca de comando no partido preocupa a presidente Dilma Rousseff.

Na segunda-feira (25) à noite, Lula foi ao Rio de Janeiro para visitar Dutra, que sofreu uma crise hipertensiva há mais de um mês, agravada por forte depressão e transtorno de ansiedade. Estava acompanhado de Humberto Costa e do ex-ministro Luiz Dulci.

Solidário ao amigo, Lula insistiu com Dutra para ele continuar licenciado, pelo tempo necessário, para tratar da saúde. O presidente do PT, no entanto, prefere se afastar da função, atualmente exercida de forma interina pelo deputado estadual Rui Falcão (SP).

Em sua opinião, o partido não pode aguardar sua recuperação em um ano pré-eleitoral, de montagem de alianças para as disputas municipais de 2012.

Dutra planeja até mesmo levar sua médica à reunião da cúpula petista para explicar os motivos de seu afastamento. Segundo Humberto Costa, o presidente do PT “está fazendo outros exames e sua decisão depende unicamente do parecer médico”.

Dutra desempenhou papel essencial na condução de Dilma à Presidência. Ao lado de Antônio Palocci e José Eduardo Cardozo, hoje ministros, formou o trio de coordenadores da campanha petista, que mais tarde ganhou o apelido de “três porquinhos”.

Notícias relacionadas