Durante visita a Patos, governador ouve reivindicações do Prefeito Nabor Vanderl - WSCOM

menu

Paraíba

11/08/2005


Durante visita a Patos, governador

A visita do governador Cássio Cunha Lima ao prefeito de Patos, Nabor Wanderley, em seu gabinete hoje, após a instalação oficial do governo por três dias do Estado em Patos, foi marcada pela ênfase a reivindicações, como a reposição das perdas do ICMS, melhorias nas questões básicas de atendimento à saúde e mais investimentos em projetos de infra-estrutura, em especial de esgotamento sanitário.

Nabor Wanderley lembrou que a queda da arrecadação do ICMS foi de mais de 60%, ou seja, Patos arrecadava cerca de R$ 900.000,00 e passou a R$ 350.000,00, uma diminuição que causou um impacto muito grande, prejudicando a economia do Município. A receita com o ICMS de Patos possui um índice de 1.6, enquanto que cidades do mesmo porte, como Bayeux e Santa Rita, apresentam mais de 3.0 de índice. “Patos possui uma arrecadação de cidade pequena, mas já tem um porte e problemas de metrópoles, por isso os prejuízos são grandes”, ressaltou Nabor. O governador informou que a causa dessa perda foi a transferência da guia de informação sobre o valor adicionado – giva (o balanço do que as empresas comercializam para desconto de arrecadação) da Sousa Cruz para João Pessoa. “Vamos reivindicar junto à empresa o retorno das notificações do que é comercializado aqui no município para que o que for pago de impostos por sua população seja revertido a Patos porque a cidade precisa desses recursos para continuar o seu desenvolvimento”, enfatizou.

Durante a conversa, o governador solicitou ao prefeito que encaminhasse as reivindicações do município diretamente aos secretários de Estado para que as questões fossem resolvidas pelas Secretarias em questão. O prefeito Nabor Wanderley informou que fará esse contato para que os projetos que necessitam da parceria do governo do Estado possam ser viabilizados.

Quanto às diferenças políticas, Nabor disse que não acredita que elas venham a atrapalhar os entendimentos de cunho administrativos. “Projetos e parcerias para o desenvolvimento de Patos são sempre bem-vindos e é de braços abertos que recebemos o governador e todas as ações que sejam voltadas para o desenvolvimento e para a melhoria da qualidade de vida da população”, disse Nabor. Ele referiu-se à inauguração do agrocentro, da implantação da Casa da Cidadania, entre outras ações que trouxeram o governo do Estado para a cidade, durante três dias, como ações que terão todo o apoio da administração municipal “porque a população de Patos merece que nos unamos para trabalhar pelo desenvolvimento e pela melhoria de vida da população”.

Notícias relacionadas