Diretório Nacional do PT aguarda carta de Delúbio - WSCOM

menu

Brasil & Mundo

06/08/2005


Diretório Nacional do PT aguarda

A reunião do Diretório Nacional do PT está aguardando uma carta enviada por Delúbio Soares, ex-tesoureiro do partido, aos participantes do encontro. A informação foi dada pelo deputado federal Ivan Valente (PT-SP). Ainda não se sabe o teor do documento, mas há possibilidade de ser um pedido de desfiliação do partido por parte do ex-tesoureiro.

Valente contou que, até o momento, as votações resumiram-se a três ou quatro resoluções conjunturais. O objetivo da reunião é determinar qual deve ser o posicionamento do partido diante da atual crise.

Uma das propostas sobre o tema defende o afastamento de Delúbio por 60 dias, período em que ele será ouvido pela Comissão de Ética do partido. A sugestão foi apresentada pela Ação Popular Socialista, da qual faz parte o deputado federal Ivan Valente (PT-SP).

Outra proposta prevê a expulsão de Delúbio e foi apresentada pela tendência Articulação de Esquerda, segundo a Agência Brasil. Independente do possível afastamento, Delúbio deve prestar depoimento neste domingo (7) à Comissão de Ética do partido.

Durante a reunião, que começou no início da tarde e deve terminar somente à noite, o PT também deverá anunciar resoluções sobre a conduta em relação a medidas do governo, como a posição do partido em relação ao governo, além de uma discussão sobre alternativas para solucionar as dívidas financeiras.

A crise do “mensalão” provocou o destronamento de quase metade da cúpula do PT e colocou sob suspeição uma dezena de parlamentares federais da legenda.

Notícias relacionadas