Dilma volta da China e tira domingo de folga - WSCOM

menu

Brasil & Mundo

17/04/2011


Dilma volta da China

Folga

Foto: autor desconhecido.

Após uma visita oficial de seis dias à China, a presidente Dilma Rousseff chegou a Brasília na madrugada deste domingo (17). De acordo com a assessoria de imprensa do Planalto, o avião presidencial aterrissou às 4h05 na base aérea da capital federal.

Dilma deve passar o dia descansando no Palácio da Alvorada, residência oficial. Não há compromissos marcados. Para a segunda-feira (18), sua agenda inclui despachos a partir das 9h30 no Palácio do Planalto.

Ontem, em seu último dia na China, a presidente aproveitou uma brecha em sua intensa programação para conhecer o parque dos Guerreiros de Terracota na cidade de Xian.

A viagem à China foi marcada por reuniões para discutir parcerias comerciais e investimentos. Dilma participou também de uma cúpula do Brics, grupo formado por Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul.

Durante o encontro, os países insistiram na necessidade de reformar a ONU (Organização das Nações Unidas) e seu Conselho de Segurança.

Segundo a declaração final da cúpula, a reforma é necessária para que a ONU possa “tratar dos desafios globais atuais com maior êxito”.

Na entrevista coletiva conjunta realizada após a reunião, Dilma afirmou que “a reforma da ONU e de seu Conselho de Segurança são essenciais, porque não é possível iniciarmos a segunda metade do século 21 vinculados a um acordo institucional criado após a guerra”.

Notícias relacionadas