Dia do Dentista é comemorado em Bayeux com palestra e atividades educativas - WSCOM

menu

Educação

25/10/2005


Dia do Dentista é comemorado

A sede do Programa de Saúde da Família – PSF I do bairro Alto da Boa Vista, localizado no município de Bayeux, esteve bastante movimentada durante toda a manhã de hoje, devido a várias atividades realizadas por profissionais de saúde junto àquela comunidade. O evento promovido pela Unidade de Saúde, em comemoração ao Dia do Dentista, contou com o total apoio da Secretaria Municipal de Saúde que disponibilizou todo o material necessário para as palestras e orientações sobre Saúde Bucal, como escovas de dentes e tubos de flúor dentário. “Pensamos em comemorar o Dia do Dentista de uma forma diferente, ou seja, junto à própria comunidade que atendemos diariamente”, disse a dentista da Unidade de Saúde, Maria Soraya P. Franco.

Os trabalhos foram desenvolvidos na parte externa da sede. Na ocasião, a dentista Maria Soraya proferiu uma palestra sobre a importância do auto-exame e ainda deu dicas de higiene bucal para os presentes. Em seguida, foi exibido um vídeo educativo sobre a proteção da saúde bucal. Ainda na parte externa da sede foi montado um escovódromo, composto por seis pias, onde logo após toda a explanação, os profissionais puderam realizar junto às crianças uma escovação supervisionada, na qual a criançada teve a oportunidade de aprender com a equipe de saúde, como escovar corretamente os dentes, e ainda receberam escova de dente e aplicação de flúor. Após toda orientação junto às crianças, ainda foi realizada, no consultório odontológico da sede, um exame clínico nos adultos.

De acordo com Maria Soraya, através do auto-exame bucal, é possível detectar precocemente o câncer bucal. “É de grande importância realizarmos esse exame, pois nessa mesma comunidade já foram detectados casos de câncer bucal (de língua e de garganta), e que felizmente, por estarem em estado de reversão, puderam ser encaminhados ao hospital de referência e lá fizeram com bastante êxito o devido tratamento”, contou a dentista, destacando que o evento tem como objetivo maior alertar a população para importância da higienização bucal, que ajuda a prevenir doenças bucais, para que as mesmas não se tornem malignas.

A equipe envolvida na ação estava composta, pela dentista, Maria Soraya P. Franco, pela enfermeira e diretora da unidade, Josicleide Soares Conserva, por agentes de saúde, auxiliares de enfermagem e de consultório. Também se fizeram presentes no local, o coordenador de Atenção Básica do Município, José Carlos de Carvalho e a coordenadora de Saúde Bucal, Manoela Gomes.

Na próxima quinta-feira, dia 27, o Prefeito Jota Júnior estará homenageando todos os odontólogos que atuam nas 28 unidades do PSFs do município de Bayeux, com um almoço comemorativo, a partir das 12h, no restaurante Carlos Bar, no bairro da Liberdade em Bayeux.

Notícias relacionadas