Dia de Cooperar será celebrado em escola pública de Manaíra - WSCOM

menu

Paraíba

25/06/2018


Dia de Cooperar será celebrado em escola pública de Manaíra

Foto: autor desconhecido.

Movimento que estimula a realização de projetos transformadores em todo o país, o Dia de Cooperar (Dia C) vai ser celebrado em 30 de junho. Na Paraíba, a ação acontece das 8h às 13h, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Alice Carneiro, localizada no bairro de Manaíra, em João Pessoa. O evento deve beneficiar cerca de 2 mil pessoas com serviços gratuitos de saúde, cidadania, beleza, recreação e apresentações culturais para a comunidade. A iniciativa é do Sistema OCB/SESCOOP-PB* em parceria com 18 entidades, entre cooperativas e órgãos públicos.

A ação terá os seguintes serviços e parceiros: emissão de documentos (Programa Cidadão do Governo do Estado); vacinação – H1N1, aferição de pressão arterial, orientações de saúde e bem-estar (Secretaria Municipal de Saúde e Unimed N/NE); cálculo do IMC e aulão de Zumba (Unimed JP); saúde bucal (Uniodonto JP); corte de cabelo (Senac e Coopemfrete); Caravana da Solidariedade (Hemocentro); degustação de produtos (Coapecal); distribuição de mudas (Cooperural); dentre outras ações com apoio da Sicredi Central N/NE e filiadas; Central Sicoob NE e filiadas; Coonap; Codisma; Coopfarma; Coopcursos; Propagacoop; e Cooconvenpro.

“O Dia C é uma oportunidade de mostrar as contribuições do cooperativismo para a sociedade. Ao colocar em prática o princípio cooperativista do Interesse pela Comunidade, nos empenhamos em melhorar a vida de todos aqueles que vivem ao nosso redor. No dia 30, este interesse se concretiza na forma de serviços oferecidos em uma escola que atende Manaíra, São José, Mandacaru, dentre outras comunidades”, afirma André Pacelli, presidente do Sistema OCB/SESCOOP-PB*.

As ações do Dia C podem ser pontuais ou contínuas e são realizadas dentro do contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), estabelecidos pela ONU. Ao longo do ano de 2017, 765 voluntários ligados a 19 cooperativas paraibanas realizaram 30 iniciativas no âmbito do Dia C, beneficiando diretamente 21.880 pessoas e outras 34.421 indiretamente.

Em 2018, o Dia de Cooperar pretende continuar estimulando o desenvolvimento de projetos contínuos que abraçam integralmente os 17 ODS da ONU. O intuito do movimento dessas cooperativas é o de alcançar as 169 metas para tornar o mundo um lugar menos desigual.

 

Dia C em números – Os últimos anos foram cruciais para transformar o Dia C em um grande programa nacional, capaz de promover iniciativas socioambientais e transformar realidades em todo o país. Em 2017, 1.563 cooperativas brasileiras desenvolveram 409 projetos contínuos com a mobilização de mais de 120 mil voluntários. Essas atividades foram realizadas em 1.081 municípios espalhados por todos os estados e no Distrito Federal. Este ano, a meta é beneficiar mais de um milhão de pessoas através dos projetos contínuos.

 

* Sistema OCB/SESCOOP-PB – Formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado da Paraíba (OCB/PB) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Paraíba (Sescoop/PB).

 

Serviço: Celebração do Dia de Cooperar

Data: 30 de junho

Horário: 8h às 13h

Local: Escola Estadual Alice Carneiro – Av. Sapé, s/n – Manaíra