Dia D de vacinação contra a gripe acontece neste sábado; saiba onde se vacinar na Paraíba - WSCOM

menu

Saúde

12/05/2018


Dia D de vacinação contra a gripe acontece neste sábado; saiba onde se vacinar na Paraíba

Foto: autor desconhecido.

Postos de saúde em todo o país funcionam neste sábado (12) para o chamado Dia D de mobilização contra a gripe. Devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem ser imunizadas. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos em que estão registrados para receber a dose, sem necessidade de prescrição médica.

A imunização começou no dia 23 de abril e vai até 1º de junho. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 54,4 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários. Durante a campanha, serão distribuídas cerca de 60 milhões de doses que, este ano, protegem contra três vírus do tipo influenza, incluindo o H1N1 e o H3N2.

Campanha do Estado

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Imunização, promove neste sábado (12), em Itaporanga, a abertura oficial do Dia D da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe). A ação em todo o estado contará com mais de 2 mil postos de vacinação e o envolvimento de 7 mil pessoas. A campanha começou no dia 23 de abril e vai até o próximo dia 1º de junho.

O evento será na Av. Getúlio Vargas, no centro da cidade, a partir das 9h, com serviços odontológicos; verificação de pressão e de glicemia; teste rápido de sífilis, HIV e hepatites; apresentações culturais, com as presenças de palhaço e do personagem Zé Gotinha e vacinação para os grupos prioritários.

João Pessoa

Os postos móveis e os horários de funcionamento para este sábado são:

Praça da Paz – Abertura da Campanha (das 9h às 16)
Supermercado Extra – Epitácio Pessoa (das 8h às 17h)
Shopping Manaíra (das 10h às 17h)
Shopping Mangabeira (das 10h às 17h)
Shopping Tambiá (das 9h às 17h)
Supermercado Atacadão (das 8h às 17h)

Santa Rita

Em Santa Rita, haverá uma solenidade a partir das 9h no centro de saúde Barão do Abiay, em Várzea Nova, marcando a abertura da mobilização. Neste Dia D de mobilização, todos os postos de saúde estarão abertos ofertando a vacina, inclusive as unidades localizadas na zona rural.

Cabedelo

Para garantir o atendimento à população, a Sescab abasteceu o estoque das 20 USFs que estarão abertas neste sábado das 8h às 16h

Campina Grande

A vacinação será ofertada das 8h às 17h em 50 Unidades Básicas de Saúde de todos os distritos sanitários da cidade, além dos Centros de Saúde e Policlínicas.

Conde

Todas as Unidades Básicas de Saúde de Conde estarão abertas para atender os grupos prioritários que devem ser imunizados contra o vírus.

Notícias relacionadas