Dia D da campanha do Outubro Rosa realiza mutirão de exames e debate importância da prevenção ao câncer de mama - WSCOM

menu

Saúde

11/10/2018


Dia D da campanha do Outubro Rosa realiza mutirão de exames e debate importância da prevenção ao câncer de mama

Foto: autor desconhecido.

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Saúde (Sescab), promoveu, nesta quinta-feira (11), o Dia D da Campanha Outubro Rosa. A mobilização aconteceu na Policlínica Municipal, e contou com exames de mamografia e ultrassom mamária, além de palestras sobre a importância da prevenção ao câncer de mama.

A programação do Dia D também incluiu um espaço da beleza, testagem rápida, tipagem sanguínea, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, auriculoterapia, orientações sobre o tabagismo, atendimento fisioterapêutico e, no período da tarde, consulta com mastologista. Na parte cultural, houve apresentação do grupo de roda de samba do CAPs AD e do grupo de dança do ventre.

“Neste mês do Outubro Rosa, celebramos as mulheres e o alerta para que elas se cuidem cada vez mais, e cada vez mais cedo. A Prefeitura dedica toda a atenção para proporcionar uma atenção qualificada a esse segmento. Temos um compromisso com a saúde do município e, desde o momento em que assumimos, essa foi uma de nossas primeiras preocupações. Fizemos uma pesquisa e descobrimos que uma das maiores reclamações da população é voltada à área da saúde. Acho, contudo, que estamos conseguindo amenizar os problemas, a partir da dedicação de toda a equipe da saúde e de um trabalho qualificado, responsável e dedicado ao povo de Cabedelo”, comentou o prefeito Vitor Hugo Casteliano.

De acordo com a direção da Policlínica, nesse quadrimestre, foram realizadas 483 mamografias. O município conseguiu zerar a demanda reprimida de ultrassom, que chegou a ter 800 pessoas na fila de espera e, só no mês de agosto e setembro, foram realizados 1.163 exames, levando à condição dos atendimentos atualmente ocorrerem por demanda espontânea.

“Desde o inicio da campanha do Outubro Rosa, nós viemos aprendendo, a cada dia, uma coisa nova. De tudo que ouvimos nesse período concluímos que há três fases na convivência com uma doença dessa: primeiro, a expectativa; segundo, esperança e, por fim, a fé. São três momentos em que o paciente precisa ser acolhido com carinho e receber toda atenção e apoio possível da família e, sobretudo, do atendimento humanizado nos setores de saúde. E isso é o que nós nos empenhamos a oferecer na cidade”, comentou o secretário da saúde, Murilo Wagner Suassuna.

A população se fez presente no Dia D e aproveitou para, além de fazer os exames ofertados, saber mais sobre a doença e seus métodos preventivos.

“Vim hoje aqui fazer uma mamografia. Acho muito importante a campanha, pois é um chamado para que as mulheres passem a se cuidar mais, a fazer a prevenção. Nunca havia participado de uma comemoração como essa, e hoje tenho a oportunidade de participar e estou gostando muito. Na parte de atendimento tudo correu ótimo, tudo correu bem e consegui fazer o exame”, declarou a dona de casa Jacilene Maria Pereira de Almeida, moradora do Jacaré.

Notícias relacionadas