Deputado solicita ao Ministério da Saúde mais recursos para municípios paraibanos - WSCOM

menu

Política

10/04/2019


Deputado solicita ao Ministério da Saúde mais recursos para municípios paraibanos

Durante o encontro, ele destacou a necessidade de investimentos em estrutura, medicamentos, equipamentos e ampliação de ações para atenção básica.

Na imagem, o deputado federal Efraim Filho

Com o objetivo de reivindicar recursos para as principais questões da saúde na Paraíba, o deputado Efraim Filho (DEM-PB), juntamente com um grupo de prefeitos, deputados estaduais e vereadores, se reuniu nesta quarta-feira (10) com técnicos do Ministério da Saúde. Durante o encontro, ele destacou a necessidade de investimentos em estrutura, medicamentos, equipamentos e ampliação de ações para atenção básica.

 

“Nossa maior preocupação é o atendimento da população mais carente, onde a gente vê mães e pais de família com os filhos doentes nos braços sem saber onde tem estrutura de saúde básica”, declarou Efraim Filho, ao afirmar que, embora a demanda seja antiga e recorrente, é necessário agilidade.

 

Os técnicos do Ministério Saúde presentes à reunião informaram que não haverá desabastecimento de medicamentos. “Este é o momento de reaproximação com a sociedade e a proposta é ter eficiência da gestão com foco no fortalecimento e ampliação da atenção primária à saúde e na regionalização”, comentou o parlamentar democrata.

 

LEIA MAIS: Ministério da Saúde libera R$ 27,7 milhões para ampliar assistência na Paraíba

 

Ainda de acordo com Efraim Filho, todas as transferências federais para o Estado e Municípios são do Fundo Nacional de Saúde. Ele tem ressaltado que a questão da eficiência da gestão nos municípios e a otimização dos gastos da saúde têm sido primordial entre os gestores, para eficácia do atendimento à população. O parlamentar reforçou també a necessidade um planejamento nos municípios para a formação dos profissionais de saúde.

 

GESTORES MARCAM PRESENÇA

Acompanharam Efraim Filho na reunião no Ministério da Saúde, os prefeitos Kiko Monteiro (Caaporã), Beto de Chico (Santa Cecília), Elissandra de Brito (Itapororoca), Lili Oliveira (Marcação), Neto Nepomuceno (Barra de Santa Rosa), Adriano Wolff (São Sebastião do Umbuzeiro), Umberto Jefferson de Morais (São Mamede), Toninho Costa (Várzea), Allan Bastos (Pedra Branca), Divaldo Dantas (Itaporanga), Marcos Eron (Monte Horebe) Berg Lima (Bayeux), além do deputado estadual Taciano Diniz (Avante).