Debate na Globo inaltera tendência; João é alvo e Lucélio busca desestabilizar Maranhão que se impõe - WSCOM

menu

Política

03/10/2018


Debate na Globo inaltera tendência; João é alvo e Lucélio busca desestabilizar Maranhão que se impõe

Foto: autor desconhecido.

O novo texto do blogueiro Walter Santos traduz como sintese a performance de cada um dos postulantes e seus papéis.

Blog do WS: debate na Globo inaltera tendência; João é alvo e Lucélio busca desestabilizar Maranhão, que se impõe

O saldo do último debate entre os candidatos ao Governo da Paraiba na Rede Paraíba de Televisão (afiliada da Rede Globo) através de 5 blocos com enfrentamento direto entre os postulantes intui diante de tudo registrado que não cria fatos novos capazes de mudar tendência eleitoral em curso.

Tomando por base o desempenho dos 4 candidatos – João Azevedo, José Maranhão, Lucélio Cartaxo e Tárcio Teixeira – é preciso admitir que cada um deles teve desempenho levando em conta o papel, a tática e o interesse de cada um deles no processo.

OS TEMAS E A PERFORMANCE

Ficou claro que os assuntos mais instigantes estiveram ligados à Segurança Pública, desemprego, saúde Pública, infraestrutura e a questões pessoais na tentativa de desestabilizar adversários sem mudança de rumos.

O PAPEL DE AZEVÊDO

O candidato do Governo, João Azevedo, como único nome situacionista cumpriu seu papel sem se afastar um milímetro na defesa do legado de Ricardo Coutinho expondo projetos para a fase seguinte, por isso mesmo foi o mais questionado, sobretudo pelos candidatos Maranhão e Lucélio.

Todos questionaram os índices de violência, o nível da saúde, educação, etc sempre tendo resposta à altura dos ataques. Mostrou preparo e desempenho discursivo consolidado.

LUCÉLIO X MARANHÃO

O ponto alto do enfrentamento entre os candidatos de Oposição se deu quando Lucélio acusou Maranhão de estar sendo obrigado a devolver mais de R$ 1 milhão de aposentadoria, no que foi rebatido na bucha pelo senador negando deslizes.

Mas Maranhão foi para ao ataque como defesa, ao cobrar de Lucélio explicações para o Caso da Lagoa atualmente em segredo de justiça tratando de acusações sobre a obra na extração de lamas. “Vocês devem explicações sobre estas lamas”.

TÁTICAS DIFERENTES

Maranhão resolveu poupar Lucélio, diferentemente do que o candidato do PV fez lhe atacando porque na essência estava seu interesse de desestabilizar Maranhão para ir ao segundo turno.

Dentro do seu perfil e estratégia, Lucélio teve bom desempenho também.

No caso do senador, ele trabalhou com estratégia de quem age agora como quem quer e trabalha já na hipótese de estar no segundo turno daí querer poupar para atrair o apoio do concorrente.

Maranhão, aliás, se posicionou com a postura de quem está seguro e preparado para os desafios.

TÁRCIO IDEOLÓGICO

De todos, Tárcio Teixeira foi o candidato com perfil ideológico mais à esquerda questionando a tudo e a todos de forma contundente mas respeitosa.

Cumpriu bem seu papel.

ERNESTO PAGLIA MEDIOU SEM PROBLEMAS

Por tudo apresentado, o renomado jornalista teve desempenho sereno sem registro de anormalidades.

Deu conta.

Notícias relacionadas