Datafolha: maioria dos brasileiros é contra a redução de terras indígenas - WSCOM

menu

Brasil

13/01/2019


Datafolha: maioria dos brasileiros é contra a redução de terras indígenas

Foto: autor desconhecido.

Como já vai se tornando costume, o povo brasileiro mais uma vez se manifesta contra a agenda errática do governo Bolsonaro. O Datafolha pesquisou 2.077 pessoas pelo Brasil e constatou que a população brasileira é contra a redução das áreas destinadas às terras indígenas. 6 em cada 10 brasileiros desaprova a política de Bolsonaro para o setor. 62% das mulheres são contra à diminuição das reservas indígenas. Nos homens, o índice é de 57% de desaprovação. 

A reportagem do jornal Folha de S. Paulo destaca que “quanto mais velho e menos escolarizado for o brasileiro, maior a tendência de concordar com a redução dos limites das reservas. Na faixa entre 16 e 24 anos, por exemplo, essa aceitação é de 32%, percentual que sobe para 46% no grupo acima de 60 anos. Já entre os que têm ensino fundamental, a concordância é de 48%, reduzindo-se a 30% entre quem possui ensino superior.”

A matéria relembra que “a polêmica em torno do tema é crescente porque, na prática, as identificações, delimitações e demarcações de terras passaram às mãos de representantes dos ruralistas no novo governo, movimento que vem sendo alvo de críticas e classificado como conflito de interesses. A Secretaria de Assuntos Fundiários, que é ligada à Agricultura e cuida do tema, é chefiada por Nabhan Garcia, que foi presidente da UDR (União Democrática Ruralista).”

Brasil 247