‘Dance na Rua’ traz coco de roda, música instrumental e jazz na programação dest - WSCOM

menu

Entretenimento

07/10/2005


‘Dance na Rua’ traz coco

O grupo de música instrumental JPSax é um dos destaques desta sexta-feira no projeto Dance na Rua, promovido pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), a partir das 18h no jardim do Hotel Globo. Logo na seqüência, se apresentam o grupo de Coco de Roda Novo Quilombo e a banda Mama Jazz.

O grupo instrumental JPSax tem mais de 10 anos de existência e é considerado pela crítica especializada como um dos melhores da Paraíba, com destaque no Brasil e em alguns países da Europa.

A apresentação do “Coco de Roda Novo Quilombo”, de Gurugí, acontecerá no pátio da Igreja São Frei Pedro Gonçalves. A variedade de ritmos e melodias retrata cenas do cotidiano de hoje ou de um tempo sem fronteiras que é o da cultura popular. A Paraíba é o Estado do Nordeste em que foi registrado o maior número de versos e melodias dos cocos, desde a década de 20, sobretudo na década de 50, através do paraibano Jackson do Pandeiro em parceria com sua esposa, Almira Castilho, e do pernambucano Manezinho Araújo.

A programação do Dance na Rua desta sexta encerra com o show da banda “Mama Jazz”, que começa a tocar por volta das 21h30, apresentando um repertório recheado de acordes jazzísticos misturados a batidas de tambores, sons de outros instrumentos de percussão como o bongô, alfaia, agogô, e tudo termina em ritmos de samba, maracatu, bolero e rumba, passeando ainda pela essência da cultura popular como o caboclinho e o boi de matraca.

No palco os componentes do grupo, Guilherme Semmedo, Sara Jazz, Stanley Medeiros, Érica Maria, Digóes e Marcílio dançam, fazem ciranda, cantam em crioulo, um dialeto africano, num elo entre o litoral paraibano e a “mama” África.