CREAS e Conselho Tutelar de Lagoa Seca promovem evento contra Exploração Sexual - WSCOM

menu

Paraíba

10/05/2008


CREAS e Conselho Tutelar de

O município de Lagoa Seca engajado na mobilização nacional de combate a violência sexual infantil, realiza de 9 a 21 de maio, a II Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento é uma realização do CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social, Conselho Tutelar e Secretaria de Ação Social do município.

Na programação estão previstas a realização de um seminário para a elaboração do Plano Municipal de Direito da Criança e Adolescentes, além de palestras educativas em escolas, reuniões com médicos e agentes comunitários de saúde, distribuição de material educativo, esclarecimentos à população em praça pública e uma caminhada pelas principais ruas da cidade.

O objetivo da mobilização é dar visibilidade ao problema da violência sexual de crianças e adolescentes e trabalhar junto à população a temática que a cada dia fica mais evidente e necessita da participação de todos na defesa, proteção e garantia dos direitos da infância.

De acordo com Mônica Correia, psicóloga do CREAS de Lagoa Seca, a elaboração do Plano Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente é o grande diferencial dessa mobilização. Ele representará um passo importante em prol da defesa da infância e juventude, já que pretende reunir parceiros e sociedade civil organizada para pensar acerca de políticas públicas que contribuirão para o cumprimento do sistema de garantias dos direitos no âmbito da proteção, defesa e promoção. “Com o seminário poderemos discutir e analisar o que já possuímos em relação à políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente. Iremos apontar melhorias e sugerir novas ações para a melhoria. Será um espaço de disseminação de idéias e fortalecimento da rede de proteção”, afirmou a psicóloga.

Esse tipo de mobilização acontece anualmente no mês de maio por ocasião do dia 18, quando é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil. Neste mês várias ações são realizadas por todo o país.

Em Lagoa Seca é a segunda edição do evento e a pretensão dos organizadores é alcançar uma maior participação da população em relação ao ano passado. Para tanto estão sendo organizadas atividades mais vastas que possibilitem essa participação efetiva da sociedade.

A II Semana de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes terá início nesta quinta-feira, dia 8 e seguirá a seguinte programação:

De 9 a 20 de maio serão realizadas palestras educativas com os pais;

Dia 9 – Encontro com os profissionais de educação para tratar dos tipos de violência, papel do CREAS e Conselho Tutelar, Elaboração do Plano Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente;

Dia 12 – Reunião com pais da Escola Frei Manfrêdo;

Dia 13 – Reunião com pais da Escola Estadual Francisca Martiniano da Rocha;

Dia 14 – Reunião com médicos e Agentes Comunitários de Saúde;

Dia 15 – Reunião com pais da Escola Irmão Damião;

Dia 16 – Mobilização na Praça Severino Cabral, atividades de lazer;

Dia 19 – Realização do I Seminário de Elaboração do Plano Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente;

Dia 21 – Caminhada pelas principais ruas da cidade.

Notícias relacionadas