Copom reduz a taxa básica de juros para 15,25% ao ano - WSCOM

menu

Brasil & Mundo

01/06/2006


Copom reduz a taxa básica

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu por unanimidade reduzir em meio ponto percentual a taxa básica de juros, ou seja, de 15,75% para 15,25%. Com isso, de acordo com o Banco Central, os juros passam a ser os menores desde fevereiro de 2001. O atual processo de redução dos juros começou em setembro, quando as taxas estavam em 19,75%.

A decisão foi tomada sem viés até a próxima reunião do Comitê, marcada para os dias 18 e 19 de julho. Durante o dia, o ministro da Fazenda já tinha sinalizado a nova redução. Ao deixar a Câmara dos Deputados, onde falou aos membros da Comissão de Agricultura e Pecuária, o ministro disse estar otimista. “Estou otimista. Confio nos companheiros que lá estão”, disse. Segundo ele, a economia brasileira dá condições para que o Copom dê prosseguimento à redução da taxa iniciada em setembro.

“Ainda este ano teremos a menor taxa de juros real dos últimos tempos”, prometeu o ministro da Fazenda. Segundo ele, a a instabilidade econômica mundial, que tem causado grandes variações nas bolsas de valores, não altera a situação do Brasil. “A economia real está indo muito bem”, disse. Um dos argumentos, segundo ele, é o crescimento de 3,4% no PIB do primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2005.