Convenções: divergências internas do PT devem ser enfrentadas hoje; PSB, PRB e P - WSCOM

menu

Política

30/06/2006


Convenções: divergências internas do PT

A Executiva Estadual do PT se encontra nesta sexta, 30, às 9h, na Assembléia Legislativa (AL), para aparar as últimas arestas no que se refere a aliança firmada entre o partido e o PMDB. Após a reunião da Executiva, às 14h, começa a convenção do partido onde serão homologados os nomes dos ‘companheiros’ que disputarão as eleições 2006.

Na convenção deve ser ratificado o nome do vereador Luciano Cartaxo para vice do senador José Maranhão. “Vamos homologar as candidaturas proporcionais e a aliança com PMDB. Os convencionais são os mesmos da Executiva, ao todo: 17”, informa Jackson Macedo, secretário do PT na Paraíba.

Macedo espera caravanas de toda a Paraíba para a convenção, apesar da decisão recair apenas para os 17 convencionais. O PT está presente em 145 municípios no Estado.

Sobre o descontentamento interno após a indicação do vereador Luciano Cartaxo, o secretário acredita que já está superada.

“A Executiva irá apenas adequar a aliança e o papel do PT na campanha e no governo do PMDB”, avisa. “Acreditamos que estão superadas as divergência”, continua Macedo, que pertence a ala que desde o início apostava numa aliança com o senador.

“Estamos tranqüilos porque conseguimos conquistar algumas forças para o nosso lado. Hoje o que queremos discutir é o perfil do vice, a relação que ele vai ter com o PT, Maranhão e a campanha do Lula”.

Para Macedo as críticas feitas a Luciano Cartaxo são de partes do PT que no fundo nunca aceitaram a aliança.

Convenções – Hoje é o último dia de convenções para todos os partidos. O PSB, PRB e PL também farão suas convenções nesta sexta.

O PSB no auditório da ASSUFEP, o PRB na AL e o PL na sede do partido. Os partidos devem lançar candidatos a deputado federal, estadual e homologar decisões de alianças.

PSB e PRB já anunciou aliança com o PMDB, o PL com PTB e PP (para proporcional) e PSDB e PFL (para majoritária).